Desde a última quarta-feira (3), o principal assunto nos grupos de WhatsApp dos diplomatas do Itamaraty é a foto em que o chanceler Ernesto Araújo aparece interpretando o personagem James Bond, o famoso 007.
A imagem está na capa da revista digital bolsonarista ‘A Verdade’. A matéria que motivou a foto tem o título de “Missão Brasil”. Segundo o subtítulo, “em um dos momentos mais difíceis da humanidade, Ernesto Araújo é o homem certo no lugar certo para defender os interesses do Brasil”.
Nos grupos de diplomatas a foto é motivo de chacota e críticas. O embaixador Paulo Roberto de Almeida postou a capa da revista em sua timeline no Facebook, com o seguinte comentário: “Mamãe, haverá garoto mais ridículo que eu?”. A revista digital onde aparece a foto pertence ao “Jornal da Cidade Online”, veículo alinhado com os bolsonaristas.
O jornal já foi condenado e é alvo de ações na Justiça por publicação de notícias falsas ou distorcidas e ataques a personalidades ligadas à política. Por esse motivo, enfrentou campanha do grupo Sleeping Giants Brasil, que atua contra fake news, e perdeu muitos anunciantes. Redação do colunista do UOL, Chico Alves.