Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Comunidades rurais de dois municípios da região são beneficiadas com sanitários secos instalados pelo governo

Sanitários foram instalados em comunidades rurais de Itaetê e Ibicoara | FOTO: Divulgação/Sihs |

Na busca de soluções alternativas para o esgotamento sanitário no meio rural, a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) vem implantando e incentivando o uso do sanitário seco na região da Chapada Diamantina. A pasta vem experimentando uma nova tecnologia que, ao lado do conceituado Módulo Sanitário Domiciliar (MSD), sirva para auxiliar a expansão das unidades sanitárias no interior do Estado.

Essa tecnologia está sendo implementada pela Sihs, em parceria com o Instituto Água Viva, que viabilizou a doação e instalação de 60 módulos sanitários secos, nos municípios de Itaetê e Ibicoara. Trata-se de uma tecnologia sustentável, com um modelo de banheiro sanitário dotado de uma bacia sanitária seca, que promove a coleta e o tratamento dos dejetos humanos, em regiões onde os sistemas de saneamento coletivos convencionais não existem.

As implantações estão em andamento e já foram instaladas 30 unidades, beneficiando cerca de 100 pessoas nos assentamentos Rosely Nunes, Poço Encantado, Florentina e Várzea Dantas, no município de Itaetê, na Chapada Diamantina. Além disso, foram realizadas três oficinas temáticas de capacitação nesses assentamentos no sentido de sensibilizar as famílias beneficiárias para a necessidade do desenvolvimento de novos hábitos sanitários e na utilização correta e total das unidades dos Banheiros Secos. Nos 24 meses seguintes à implantação, a Sihs fará o acompanhamento e monitoramento junto a essas famílias, para garantir o uso adequado e avaliar de perto os reais impactos dessa tecnologia.

O titular da Sihs, Leonardo Góes, informa que essa é uma ação de baixo impacto ambiental para a região e contribui para melhoria da qualidade de vida da população, como também, para a promoção da saúde local. “O uso de sanitários secos promovem o controle e prevenção de doenças ocasionados pelas condições de saneamento básico, solucionando não apenas problemas sociais, mas também ambientais, financeiros e de saúde, contribuindo para o aumento dos índices e da própria universalização do saneamento no Município”, destaca. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas