Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Marcionílio Souza recebe mais 70 doses da CoronaVac e intensifica programas de saúde nas comunidades

A vacinação no município chapadeiro contra a covid continua | FOTO: Montagem do JC |

Mais 70 doses da vacina Coronavac para o grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra o novo coronavírus e mais ação e serviços de saúde são destaques do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, administrado pelo prefeito Hermínio Mercês (PP), o popular ‘Corró’. As informações foram divulgadas nas redes sociais da prefeitura nesta segunda-feira (8).

As vacinas recebidas estão sendo administradas para os idosos acima de 90 anos, no domicílio, com agendamento prévio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). “Difícil é não se emocionar a cada vacinação que é realizada. E a esperança de dias melhores sendo renovada dia após dia”, aponta a prefeitura em nota de assessoria.

As equipes de saúde, mesmo no contexto da pandemia, têm ofertado serviços essenciais à população da sede e da zona rural. “A equipe da Unidade de Saúde da Família [USF] do ‘Caxá’ [por exemplo] realizou sala de espera abordando sobre o ‘Fevereiro Roxo’, campanha de conscientização para incentivar o diagnóstico precoce da doença Alzheimer – forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas idosas”.

A Alzheimer é incurável, mas o diagnóstico e o tratamento precoce podem ajudar a retardar a evolução da doença. Outra ação foi desenvolvida na USF Machado Portela. O atendimento direcionado a sinais e sintomas da hanseníase, além de medidas antropométricas, aferir pressão arterial e hemoglobina glicosilada (HGT).

Dados da pandemia
O boletim epidemiológico desta segunda registrou um novo caso positivo. O município acumula 343 casos confirmados, sendo quatro ativos, 332 curados e sete óbitos por complicações da doença infectocontagiosa. Três pessoas seguem com suspeita da doença e 23 estão em monitoramento. Até o momento, já foram realizados 941 testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas