Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vale do Pati tem previsão de reabertura para dia 15 de março após vistoria da vigilância sanitária

No fim do mês de fevereiro, haverá uma visita técnica das vigilâncias sanitárias municipais para avaliar as casas de apoio | FOTO: Divulgação/Ennio José Brito Santana |

Com o intuito de garantir a saúde da comunidade tradicional localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina, as hospedagens de apoio para quem faz a trilha do Vale do Pati, passarão por vistorias das Vigilância Sanitária municipais. Os protocolos sanitários específicos para as hospedagens foram abordados pelas autoridades sanitárias dos municípios de Andaraí e Mucugê, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma em reunião com os moradores da região.

No fim do mês de fevereiro, haverá uma visita técnica das vigilâncias sanitárias municipais para avaliar as casas de apoio, “só após essa vistoria será possível confirmar a data de reabertura que está prevista para 15 de março”, explica os responsáveis pela Vigilância Sanitária de Andaraí e Mucugê, Carlos Junior e Francielly Profeta, respectivamente.

A atividade turística no Vale possui características delicadas que demandam mudanças específicas nas normativas já estabelecidas. A localidade é de difícil acesso e as hospedagens ocorrem em ambientes compartilhados, dentro das casas dos moradores. “Existe todo um cuidado para garantir a saúde da comunidade, o posto médico mais próximo está a 5 horas de distância das residências”, ressalta secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Pati (Ascopa), Domingos Almeida, os patizeiros estão se esforçando para atender os protocolos da melhor forma possível. “Muitos moradores estão ansiosos para a retomada das atividades, mas conscientes dos cuidados necessários para manter a segurança”, revela. Concluída esta etapa, o ICMBio, junto aos parceiros, realizará reuniões com o trade dos municípios para a apresentação das novas regras.

A atividade turística no Vale possui características delicadas que demandam mudanças específicas nas normativas já estabelecidas | FOTO: Divulgação/Carlos Alberto Barbosa Junior |

Visitação reduzida
Dentre as principais exigências para a reabertura parcial está o agendamento eletrônico da visitação na plataforma janoo.com.br (ainda não disponível), e que as hospedagens operem com grupos reduzidos e, no máximo, 50% de sua capacidade. Também será estipulado um limite de visitantes para os atrativos naturais do Vale do Pati.

“Além da segurança sanitária, as novas normas visam ordenar a visitação no Vale do Pati e reduzir os impactos ambientais causados pelo turismo desordenado”, destaca a analista ambiental do ICMBio, Marcela de Marins. Outras notícias sobre a reabertura parcial do Vale do Pati serão divulgadas nos canais oficiais do ICMBio, Janoo e nas redes sociais das prefeituras de Andaraí e Mucugê e da Ascopa.

Reabertura gradual
Os atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão sendo reabertos gradualmente para o turismo desde o mês de novembro. Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o ICMBio acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal; das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

#Chapada: Sítio de ‘Dona Linda’ que dá apoio a trilheiros no Vale do Pati precisa de reforma e família pede ajuda

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas