Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais um óbito é registrado em Itaberaba por causa da covid e outros 19 casos de infecção são confirmados

A pasta de saúde reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate à covid | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, contabilizou mais um óbito por complicações da covid-19 e mais 19 novos casos foram confirmados em 24 horas. O município contabiliza, neste sábado (13), 62 pessoas que não resistiram à doença infectocontagiosa e 288 pacientes se recuperam da infecção causada pelo novo coronavírus.

A prefeitura informa que 98% das doses da vacina contra covid já foram aplicadas em Itaberaba. Do total de 1.949, o município administrou, no plano de imunização da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), 1.919 doses na primeira etapa de imunização. “A vacinação continua e nós já atingimos a marca de quase 2 mil pessoas imunizadas”, diz assessoria em nota. Os profissionais de saúde somam 1.177 pessoas imunizadas, seguido dos 95 idosos institucionalizados e 647 idosos acima de 75 anos.

Dos casos confirmados acumulados, a Secretaria de Saúde do município, junto a equipe de Vigilância Epidemiológica, registra 3.937 pessoas, desde o início da pandemia por covid-19 e, 3.587 pessoas estão livres da doença. São 592 pessoas monitoradas, 304 foram enquadradas como suspeitas e aguardam resultados de exames. Mais de 13 mil testes já foram realizados em Itaberaba. Na zona urbana, ‘Centro’ contabiliza 47 casos, ‘São João’ identifica 44 pessoas contaminadas e ‘Pé no Monte’ com 22 casos.

Na zona rural, ‘Ipueira’ apresenta maior número de casos com seis pessoas infectadas, ‘Rio Tupim’ com três casos e ‘Salinas’, ‘Cajás’, ‘Tombador’, ‘Travessão’ e ‘Guaribas com um caso em cada localidade. Das taxas de ocupação, 80% representa a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), são com 16 leitos ocupados e quatro disponíveis. Dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados e 17 disponíveis com a taxa de ocupação de 15%. A utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, continuam como medidas necessárias para evitar a contaminação por covid-19.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas