Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Último dia para inscrição do Festival Balaiano que convoca artistas para compor sua programação

Edital está disponível no site da Secult | FOTO: Divulgação |

Termina nesta terça-feira (16) as inscrições voltadas para artistas de toda a Bahia, atuantes nas mais diversas linguagens artísticas, da 1ª edição do Festival Balaiano, que selecionará apresentações de teatro, música e dança, mostras de fotografia, filmes e artesanato para compor a sua programação. O festival acontece de forma online, através do YouTube, em dois finais de semana consecutivos, 12, 13 e 14 de março e 19, 20 e 21 do mesmo mês. Os trabalhos selecionados para participar do evento também receberão uma premiação e as inscrições, que tiveram início no dia 10, são gratuitas e podem ser feitas no site do festival.

Os interessados também podem acompanhar as informações através dos perfis em redes sociais do evento. A iniciativa tem como objetivo contemplar a diversidade cultural da Bahia em seus seis macroterritórios e propor uma rede colaborativa entre esses artistas. A ideia é disponibilizar um espaço para cadastro de profissionais das mais diversas áreas artísticas para promover encontros, debates e o fomento da arte produzida no estado. “A produção artística e cultural da Bahia é muito rica e diversa. Nossa intenção é fortalecer o reconhecimento dessas manifestações e promover um elo entre capital-interior, tradicional-moderno, artesanal-tecnológico e som-imagem, através de uma rede que chegue nos quatro cantos do estado e ajude a preservar saberes e práticas criativas”, afirma a coordenadora de comunicação do projeto, Rafaela Bandeira.

Os interessados também podem acompanhar as informações através dos perfis em redes sociais do evento | FOTO: Divulgação |

A equipe da curadoria, responsável pela seleção dos candidatos, será composta por representantes de diferentes segmentos artísticos da capital e do interior e pretendem selecionar 12 apresentações musicais, 12 performances, seis exposições fotográficas e seis curtas-metragens de produção baiana e independente para integrar o evento. Dentre os critérios para seleção, serão priorizadas as produções realizadas por mulheres cis e/ou transgêneras, além de temáticas que envolvam a promoção da equidade de gênero, igualdade racial e acessibilidade.

De acordo com os coordenadores do projeto, André Oliveira, Edmilia Barros e Angela Marques, “a proposta é evidenciar grupos criativos pouco conhecidos e engajá-los a interagir com artistas semelhantes, como forma de fortalecer e disseminar as produções por todas as regiões do estado. Cada dia do festival terá um dos macroterritórios em destaque e homenageará uma personalidade local que tem especial contribuição às artes e cultura baiana”. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.

Jornal da Chapada

Serviço
Convocatória para Festival Balaiano
Inscrições: Encerram dia 16 de fevereiro no site: www.festivalbalaiano.com.br
Realização do Festival: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março
Instagram: @festivalbalaiano
Facebook: /festivalbalaiano

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas