Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mostra de teatro itinerante virtual reúne artistas da região chapadeira e de Sergipe

Será transmitido ao vivo através da plataforma virtual no YouTube de 19 a 21 de fevereiro | FOTO: Divulgação |

Responsabilidade social, violência contra a mulher, natureza e pandemia serão temas de apresentações de artistas da Chapada Diamantina e demais regiões na ‘Mostra Caravana Teatro Itinerante Virtual’. O evento marca os 13 anos de existência do movimento artístico e cultural no interior da Bahia. Por conta da pandemia da covid-19, as atividades ocorrem 100% no mundo virtual. Serão transmitidas ao vivo através da plataforma virtual no YouTube de 19 a 21 de fevereiro.

O projeto que conta com apresentações de espetáculos teatrais passou por várias cidades no estado, e em 43 edições encantou apreciadores da arte cênica, como educadores e estudantes. Os grupos de artistas são de municípios como Bonito, Seabra, Wagner, Utinga, Baixa Grande, Iraquara, Ourolândia, Morro do Chapéu, Andaraí, Itaetê e Jacobina. Além de Senhor do Bonfim, Souto Soares, Salvador, São Gabriel, Santo Estevão, Ponto Novo, e Simão Dias em Sergipe. Cada grupo artístico estará em sua cidade natal transmitindo a peça pelo YouTube.

“Esse projeto sai do interior para o mundo com a ajuda da tecnologia, por isso estaremos alcançando espaços nunca imaginados. Contará com 15 espetáculos teatrais, além de poesia, dança, música e oficinas disponíveis gratuitamente, durante esses três dias, na comodidade das casas de baianas e baianos. Uma oportunidade também para conhecer a cultura de várias cidades do estado e de Sergipe”, explica a coordenadora do projeto financiado pela ‘Lei Aldir Blanc’, Helen Carregosa.

Além disso, peças infantis darão a leveza ao final de semana da família que poderão apreciar a arte e sentir esperança de dias melhores. “Estamos empenhados em levar arte para casas de pessoas que nunca foram ao circo. Uma das peças infantis será a magia do circo e tudo que envolve o lúdico. A programação será contínua, ou seja, começa às 18h até que todos os espetáculos sejam apresentados. Por isso, pedimos aos pais e mães que façam um balde de pipoca para rir conosco”, pontua Carregosa.

O evento nasceu na cidade de Bonito e conta com a apresentações de artes autorais idealizadas por centenas de artistas e apreciadas por mais de 20 mil espectadores. Além das peças teatrais gratuitas que já rodaram 20 cidades; poesia, dança, música e oficinas compõem a programação do evento realizado por artistas da Chapada Diamantina, da capital baiana e do estado de Sergipe. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), via ‘Lei Aldir Blanc’, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile