Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Jornal Nacional repercute casos de pacientes amarrados em macas por falta de sedativo no Amazonas

O receio dos profissionais de saúde era de que o efeito do sedativo acabasse enquanto os pacientes estavam sob ventilação mecânica | FOTO: Montagem/JN |

O Jornal Nacional, da TV Globo, desta segunda-feira (22) deu destaque a uma situação que teria acontecido no município de Parintins, interior do Amazonas, no final de semana em razão do colapso que vive o sistema de saúde do estado provocado pela pandemia da covid-19.

Reportagem do jornalista Alexandre Hisayasu mostra pacientes do Hospital Municipal Jofre Cohen amarrados a suas macas com gazes em razão da ausência de sedativos. No momento da amarração eles estavam inconscientes e intubados por conta do estado grave da infecção pelo Sars-Cov-2.

O receio dos profissionais de saúde era de que o efeito do sedativo acabasse enquanto os pacientes estavam sob ventilação mecânica. Suzana Lobo, da Associação Brasileira de Medicina Intensiva, explicou ao JN que o procedimento não está errado em uma situação como essa, mas a falta de sedativo pode trazer consequências graves.

“É desumano imaginar uma pessoa que vai ser mantida em ventilação artificial sem estar sob analgesia e uma boa sedação”, disse. A Defensoria Pública do Amazonas vai investigar se o caso realmente aconteceu e pedir esclarecimentos ao hospital e à Prefeitura de Parintins. Uma ação judicial não está descartada.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) afirmou que recebeu um pedido de remessa de sedativos para Parintins e teria enviado no mesmo dia. Assista aqui a reportagem do Jornal Nacional. Redação do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas