Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Após denúncia, prefeitura de Lençóis se reúne com associação do Vale do Mucugezinho para tratar demandas

A região do Rio Mucugezinho tem inúmeros pontos para banho | FOTO: Guia da Bahia |

Regularização da gestão, manutenção e estruturação, cobrança de taxas de visitação e o monitoramento do balneário Mucugezinho, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Esses temas estiveram entre as pautas debatidas em reunião na última sexta-feira (19) com a prefeita Vanessa Senna (PSD) e membros da associação de Comerciantes e Moradores do Vale do Mucugezinho (Comovam). O encontro ocorreu após denúncias de cobranças de taxas para acesso ao local.

Questões de credenciamento de ambulância e salva-vidas atuantes no local, além das determinações do decreto, que garantem o livre acesso às trilhas da região também foram discutidos. Os moradores do Mucugezinho ressaltaram a importância da gestão da área que, além da geração de empregos diretos no local, vem garantindo o ordenamento, a limpeza e a segurança dos visitantes.

Para a gestora Vanessa Senna, “a prefeitura entende que a manutenção da atividade turística do local gera um custo de manutenção e que, neste momento, a intenção é ouvir os moradores da região a fim de regularizar o monitoramento e a gestão do atrativo turístico de acordo com as determinações legais do Ministério Público para que, dessa forma, a atividade turística se torne viável, legal e sustentável”.

A reunião para tratar das demandas foi realizada no dia 19 de fevereiro | FOTO: Divulgação |

Em comum acordo, os participantes decidiram que um novo encontro será realizado com a presença dos órgãos competentes como Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Ministério Público para que sejam alinhadas e planejadas as ações de gerenciamento do atrativo, sem prejudicar os moradores e a conservação do local.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria municipal de Meio Ambiente, o titular Raimundo Baracho, diretor Paulo Ricardo Magalhães e o coordenador de Parques Municipais, Esmeraldo Sena. Também contou com a secretária de Turismo, Laura Garcia, e a diretora Aracely Dourado, além da diretora da Vigilância Sanitária, Jéssica Passos, a assessora jurídica da prefeitura, Karen Silva Almeida, o consultor de Meio Ambiente do município, Fábio Oliveira, o presidente da Comovam, Gilmar José, demais membros da associação e moradores da região.

Jornal da Chapada

Leia também

#Lençóis: Turistas denunciam cobrança de taxa no Mucugezinho e secretário diz que “providências serão tomadas”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas