Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem 95% dos leitos de UTI ocupados, 269 pessoas estão com o vírus ativo e plano de vacinação continua

O plano de vacinação segue com a aplicação da segunda dose do imunizante para profissionais de saúde | FOTO: Montagem do JC |

“A vacinação da segunda dose continua a todo vapor”. É o que diz a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, através de redes sociais sobre o novo posto de atendimento para vacinação contra o coronavírus, instalado pela gestão de Ricardo Mascarenhas (PP). O posto funciona na Escola Municipal Dona Mora Guimarães. Das 599 vacinas recebidas para segunda dose, 380 já foram aplicadas.

A nova instalação é exclusiva para profissionais de saúde. “Os profissionais de saúde que fazem parte da linha de frente do combate à pandemia, e que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias, já começaram a tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Se você faz parte desse público, compareça das 8h às 17h para tomar a segunda dose”, explica a Secretaria Municipal de Saúde.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (23) computa que Itaberaba tem 95% de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), são 19 leitos ocupados e apenas um disponível. E dos 20 leitos clínicos, seis estão ocupados com a taxa de 30%. Mais 34 novos casos de covid-19 foram contabilizados em 24h e 269 pacientes estão com o vírus ativo.

Dos 4.025 pacientes confirmados desde o início da crise sanitária, 3.694 já foram curadas da doença. O município não registrou novos óbitos e o número permanece em 62. As pessoas recém-chegadas ou que tiveram contato com suspeitos ou confirmados, somam 591, enquadrados com suspeitas são 322 e mais de 13 mil testes já foram realizados.

Na zona urbana, no mapeamento por localidade, ‘Centro’ apresenta 48 casos e ‘São João’ com 39 contaminados por covid. Na zona rural, o quadro mostra queda no número de infectados e ‘Salinas’, ‘Travessão’, ‘Lajedo Coberto’ e ‘Ipueira’ registram um caso em cada. A prefeitura ressalta que as medidas protetivas como uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social são imprescindíveis no combate à covid-19.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile