Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Pontos turísticos de Andaraí e Igatu estão liberados e entram na lista de agendamento online do PNCD

Andaraí tem agora 12 atrativos turísticos abertos para visitação | FOTO: Divulgação/Ennio Santana |

Parte dos locais de visitação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) localizados no município de Andaraí e no distrito de Igatu passam a integrar a plataforma janoo.com.br de agendamento online para atrativos turísticos. Os locais já estão disponíveis a partir desta terça-feira (23), conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que gerencia o PNCD.

Quarenta atrativos da Unidade de Conservação já estão disponíveis para agendamento e visitação, sendo agora 12 localizados somente no município de Andaraí. “O agendamento é voluntário e faz parte dos protocolos sanitários de reabertura gradual da visitação do Parque Nacional. A ação visa evitar aglomerações e contribuir para o monitoramento da visitação”, aponta nota de assessoria.

Ainda de acordo com informações, na plataforma virtual, os visitantes, condutores e agentes de viagens podem verificar quais atrativos estão autorizados, além das regras, e qual o número limite de pessoas indicado por dia. Se por acaso o atrativo escolhido já estiver cheio, a recomendação é alterar a data ou escolher outro local para visitar.

Atrativos abertos
Andaraí é um dos municípios chapadeiros banhados pelo Rio Paraguaçu, considerado um dos mais importantes da Bahia. A região oferece uma diversidade de atrativos naturais, como cachoeiras com mais de 100 metros de altura, pantanal e praias de água doce, além do charmoso distrito de Igatu, também conhecido como ‘Cidade de Pedras’, onde está localizado um dos mais belos sítios históricos do garimpo da região.

A Rampa do Caim fica no território do município de Andaraí | FOTO: Reprodução/Tom Alves |

Confira a lista de atrativos autorizados e as regras para visitá-los:

  1. Trilha Cachoeira do Ramalho
  2. Trilha da Pedra do Urubu
  3. Cachoeira das Três Barras (rio Gafanhoto)
  4. Cachoeira da Donana
  5. Trilha Andaraí – Igatu
  6. Cachoeira da Califórnia
  7. Trilha da Rampa do Caim
  8. Trilha do Capa Bode (Igatu – Cascalheira)
  9. Cachoeira dos Pombos
  10. Cachoeira das Laranjeiras
  11. Setor de escalada Califórnia
  12. Setor de escalada Coisa Boa

O Roncador, Balneário do Garapa e Cachoeira do Samuel continuam fechados para visitação. Conforme o ICMBio, esses pontos turísticos estão localizados em áreas de comunidades rurais, o que requer a autorização dos moradores e manifestação da vigilância sanitária de Andaraí.

Os atrativos do PNCD estão sendo reabertos gradualmente para o turismo desde o mês de novembro de 2020. Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o ICMBio acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal, além de considerar as comunidades que residem no interior do Parque Nacional e os critérios de vulnerabilidade ambiental.

Protocolos sanitários obrigatórios

O ICMBio também aponta que além das normas gerais, ainda existem protocolos específicos para condutores de visitantes e para cada trilha. Clique neste link e baixe o documento completo com todos os detalhes antes de agendar sua visita. Jornal da Chapada com texto base de assessoria.

Leia também

#Chapada: Vale do Pati tem previsão de reabertura para dia 15 de março após vistoria da vigilância sanitária

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas