Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem 100% dos leitos de UTI para covid ocupados; são 276 pessoas com o vírus ativo

As equipes de saúde não contabilizaram novos óbitos, permanecendo em 62 vítimas fatais da doença | FOTO: Divulgação |

Itaberaba tem 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratamento de covid-19. Dos 20 leitos ativos, em decorrência da contaminação do novo coronavírus, todos estão em uso. O município portal de entrada da Chapada Diamantina divulgou a informação nesta quarta-feira (24) em boletim oficial da Secretaria de Saúde (Sesau). Foram confirmados também mais 29 casos da doença infectocontagiosa. Com isso, 276 pacientes se recuperam após ter contraído o vírus. A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 25%, com cinco ocupados e 15 disponíveis.

O plano de imunização municipal continua e as equipes da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) informou, na última terça-feira (23), que a segunda dose do imunizante contra covid já está sendo aplicada. Os profissionais de saúde de linha de frente no combate ao covid-19 estão sendo vacinados na Escola Municipal Dona Mora Guimarães, novo posto instalado para vacinação, das 8h às 18h, e também das 14h às 17h. “Se você faz parte desse grupo, procure o novo posto de vacinação, portando cartão de vacinação e documento com foto. Nesta etapa, 419 doses foram administradas, entre 329 profissionais de saúde e 90 idosos institucionalizados”, aponta nota de assessoria.

O número de acumulados confirmados somam 4.054 pacientes, desde o início da pandemia por contágio da covid. Desse total, 3.716 pessoas estão completamente curadas. As equipes de saúde não contabilizaram novos óbitos, permanecendo em 62 vítimas fatais. Tem ainda 603 pessoas que são registradas com recém-chegados, que tiveram contato com infectados ou suspeitos de terem contraído o vírus. São 327 pessoas aguardam resultados de exames e 13.520 testes já foram realizados, segundo dados da Sesau e da equipe de Vigilância Epidemiológica.

Os bairros com maiores números de contaminados por covid, na zona urbana, são ‘Centro’ com 47 casos confirmados e ‘São João’ com 42 pessoas infectadas. Na zona rural, há uma queda no número de localidades e três apresentam um caso em cada, são elas ‘Travessão’, ‘Lajedo Aberto’ e ‘Ipueira’. A prefeitura de Itaberaba ressalta que as exigências do decreto estadual sobre o toque de recolher estão mantidas no município e a restrição tem início às 20h e término às 5h. A conscientização da população na prática de medidas protetivas como uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, são fundamentais no combate ao novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas