Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: TVE destaca produção de panetone de aipim e artesanato quilombola da região; veja como assistir

O Morro do Pai Inácio é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina | FOTO: Thais Leal |

O programa ‘Rural Produtivo’ visita o território de identidade Chapada Diamantina. No município de Em Souto Soares, o destaque é a Associação Renascer, formada em sua grande maioria por mulheres agricultoras que produzem panetone de aipim. Já em Palmeiras, o programa conta a história da Associação Corcovado, uma comunidade quilombola onde o artesanato é feito da matéria prima de produtos locais. Ainda tem uma receita de caldo de mandioca com carne. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Conhecida por ser uma das principais regiões turísticas do Brasil, por conta de suas belezas naturais, a Chapada Diamantina tem uma importância no fornecimento de água para o estado. Com aproximadamente 375 mil habitantes, o território é composto de 24 municípios, com destaque para Mucugê e Seabra. Com fortes raízes culturais e um acervo ambiental de referência, a região possui 38 comunidades quilombolas e forte potencial para agricultura com a cadeia produtiva da cafeicultura, além do cultivo da cana de açúcar, maçã, morango, milho e a ainda a produção da famosa cachaça orgânica de Rio de Contas e Abaíra.

Versátil, o aipim ou mandioca, é soberano na culinária brasileira, e virou ingrediente para um alimento tradicional da época de Natal: o panetone. O produto está sendo produzido por mulheres agricultoras do povoado de Matinha, no município de Souto Soares. O panetone de aipim é mais um produto da Associação Renascer, que comemora a produção de biscoitos, pães e bolos, também derivados da mandioca, que só foi possível com a chegada dos investimentos do programa Bahia Produtiva e com a aquisição de uma unidade de produção que ajudou o aperfeiçoamento e a qualidade dos produtos. A comunidade também recebeu as orientações da assistência técnica para o cultivo e produção que juntas somam para qualidade de vida e conhecimento.

Programa disponível em breve

A comunidade Quilombola do Corcovado em Palmeiras se organizou, aprendeu técnicas de artesanato sustentável e saberes teóricos de empreendedorismo solidário. Dona Vanilda Novaes é agricultora familiar, mas é do artesanato que tira a maior parte do sustento. Com assistência técnica, a comunidade aprendeu sobre a utilização da matéria prima local: as palhas de milho e bananeira, fibra de bananeira, buchas vegetais, cabaças, palha de licuri e cipó. Com foco em reduzir ao máximo os possíveis impactos ambientais elaboraram um método de manejo para o uso da biodiversidade local de forma sustentável.

Neste episódio, as cozinheiras Neca e Solange, da comunidade quilombola Matinha, ensinaram a receita de caldo de mandioca com carne. E para finalizar, conheça um pouco da chula tradicional do grupo Chula Corcovado. O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Serviço
Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (27), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, YouTube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas