Ícone do site Jornal da Chapada

Parque Nacional da Chapada Diamantina ficará fechado para a visitação durante este final de semana

Chapada Diamantina fechada o parque nacional neste final de semana | FOTO: Reprodução/ICMBio |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) ficará fechado para visitação neste final de semana, precisamente entre os dias 27 e 28 de fevereiro. A medida se deve ao crescente número de contaminação do novo coronavírus e aumento na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia. O governo estadual decretou, na última quinta-feira (25), a suspensão de atividades não essenciais neste final de semana. O decreto passa a ser cumprido nesta sexta-feira até as 5h da segunda-feira (1º de março).

“Devido ao decreto estadual nº 20.254, de 25 de fevereiro de 2021, que restringe as atividades não essenciais em todo o estado da Bahia para a contenção da covid-19, a visitação em todos os atrativos cadastrados no [site] Janoo estão suspensas durante os dias 27 e 28 de fevereiro”, ressalta nota emitida no site de agendamento online criado para visitar a região chapadeira.

Desde a última terça-feira (23), parte dos locais de visitação do PNCD localizados em Andaraí e Igatu passam a integrar a plataforma de agendamento online para atrativos turísticos. Na plataforma, os visitantes, condutores e agentes de viagens podem verificar quais atrativos estão autorizados, suas regras, e qual o número limite de visitas indicado por dia. Caso o atrativo escolhido já esteja cheio, recomenda-se alterar a data ou o local da visita.

Os atrativos do PNCD estão sendo reabertos gradualmente para o turismo desde o mês de novembro de 2020. Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal, das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas