Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem todos os leitos de UTI covid-19 ocupados e registra mais 19 novos casos da doença em 24h

Itaberaba segue com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

Taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da covid-19 se mantém em 100% e mais 19 casos são identificados, em 24h, no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Os dados constam no boletim epidemiológico desta segunda-feira (1º de março), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O número de confirmados sobe para 4.118 desde o começo da pandemia. Desses, 3.760 são considerados curados e 296 pacientes estão com o vírus ativo, além dos 62 óbitos decorrentes da doença infectocontagiosa.

Outras 507 pessoas seguem em monitoramento, enquanto 211 aguardam resultados de exames por suspeita de terem contraído o novo coronavírus. Mais de 13,6 mil testes já foram realizados no município chapadeiro, conforme dados da Sesau e da equipe de Vigilância Epidemiológica. No mapeamento de casos ativos por localidade, os bairros com maiores números de contaminados por covid, na zona urbana, permanecem sendo o ‘Centro’, com 50 casos ativos, e ‘São João’ com 48 pessoas em recuperação.

Na zona rural, seis comunidades apresentam um caso ativo em cada. Em relação à taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da doença, os números permanecem os mesmos pelo sexto dia consecutivo. Os 20 leitos estão ocupados, enquanto a ocupação de leitos clínicos sobe para 45%. Vale ressaltar, que por conta do crescente número de contaminação e consequentemente lotação de unidades de tratamento da doença infectocontagiosa, a prefeitura de Itaberaba segue as exigências do decreto estadual sobre o toque de recolher e a suspensão de atividades não essenciais.

“As medidas contra o coronavírus funcionaram neste final de semana, mas vamos precisar manter. Nas últimas 24h, foram 90 mortes por covid-19 na Bahia. Serão mantidas as medidas restritivas mais duras até 5h de quarta-feira [3]. O toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h e vai até o próximo domingo, dia 7 de março”, reforçou o prefeito Ricardo Mascarenhas em suas redes sociais. A conscientização da população na prática de medidas protetivas como uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, são fundamentais no combate ao novo coronavírus e suas variantes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas