Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Confeiteira natural de Igatu cria receita inusitada de bolo de tangerina; talento conquistou Paola Carosella

Janine Vieira é a criadora da sobremesa | FOTO: Kazuo Kajihara |

A inusitada receita do bolo de tangerina utiliza não só o fruto, mas a sua casca dando um perfume único ao produto. Essa receita, fácil e prática consiste em misturar os ingredientes no liquidificador e então adicioná-los à farinha antes de levar ao forno, o processo de preparo leva menos de 20 minutos e o resultado é incrível (link para a receita).

Janine Vieira, criadora da sobremesa, é confeiteira e nativa de Igatu, distrito de Andaraí, município da região Chapada Diamantina, conhecida também o ‘Machu Picchu baiana’. Muito ligada às suas origens, ela costuma trabalhar com ingredientes nacionais ou sazonais. O fruto escolhido (tangerina) tem sua safra de maio a agosto.

Janine reside em São Paulo há 5 anos e trabalhou no restaurante quatro-estrelas ‘La Frontera’ antes dele fechar suas portas em abril de 2020, devido à pandemia do coronavírus. Isso a motivou a se tornar empreendedora e começar a trabalhar e sua residência. “Comecei, então, a fazer doces em casa sob encomenda para os clientes do restaurante e para algumas pessoas que já conheciam o meu trabalho. Deu super certo e hoje uso o meu nome como marca”, conta.

O fruto escolhido (tangerina) tem sua safra de maio a agosto | FOTO: Reprodução |

Especializada em confeitaria pelo Senac de São Paulo, Janine conta que seu apreço por cozinhar começou ainda jovem em sua cidade natal, inspirada por sua mãe, dona de um restaurante, e a tia, proprietária de uma padaria. “Eu estava sempre ajudando elas. Como minha mãe trabalha com cozinha quente e minha tia com pães, via que faltava alguém para fazer os doces. Foi a partir dessa vontade de ‘acrescentar’ que comecei a preparar sobremesas no restaurante da minha mãe”, acrescentou ela.

Dentre os clientes de renome está a chef e ex-jurada do programa MasterChef, Paola Carosella, que em seu aniversário de 48 encomendou um bolo de chocolate. “A Paola era cliente do ‘La Frontera’ e tem uma relação quase familiar com a dona, Ana Massochi. No início da pandemia, ela me encomendou coisas para um chá da tarde e divulgou fotos dos doces. No aniversário dela, produzi o bolo e ela colocou no Twitter. Foi bem legal!”, conta Janine. Jornal da Chapada com informações do portal UOL.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas