Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais três óbitos por covid-19 são registrados em Jacobina e prefeitura decreta ‘lockdown’ por 24h

Jacobina tem 172 casos ativos de covid-19 | FOTO: Montagem do JC |

Mais três óbitos decorrentes da covid-19 são confirmados no município de Jacobina, região da Chapada Norte. Com isso, a prefeitura decretou fechamento total (‘lockdown’) do comércio por 24h. A informação dos óbitos consta no boletim epidemiológico do município desta terça-feira (2). Também apresenta mais 27 novos casos de infecção em 48h. Os óbitos que estavam em investigação e tratam-se de três idosos.

Uma de 68 anos, residente do ‘Junco’ e internada no Hospital Regional Vicentina Goulart. Um outro de 79 anos com cormobidades, residente do ‘Centro’ e estava internado em uma unidade hospitalar de Feira de Santana. O terceiro óbito é de uma idosa de 65 anos, que residia no bairro ‘Leader’, e estava internada em uma unidade hospitalar em Salvador. Essas informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do município, ainda nesta terça.

A gestão municipal decretou, na última segunda-feira (1º de março), o fechamento total das atividades comerciais, essenciais ou não, por 24h. “Fica suspenso o funcionamento e abertura de qualquer estabelecimento, independente de sua natureza, essencial ou não no período de 5h desta terça até às 5h do dia 3 de março”, aponta o decreto. As farmácias, restaurantes e supermercados deverão operar de portas fechadas, apenas na modalidade delivery.

Desde o início da pandemia, Jacobina já registrou 4.459 casos confirmados da covid-19, sendo que 4.224 estão recuperados, 192 permanecem ativos e 43 óbitos no total. O município testou 18 mil pessoas com suspeita de infecção e descartou 13.808. Há ainda 134 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A taxa de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 80%. Dos dez leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional, um é ocupado por paciente de Jacobina, outros sete por pessoas de outros municípios, conforme informação do site Jacobina Notícias.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas