Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto ‘Arca’ busca apoio para construção de espaço de cultura no município de Palmeiras

Segundo Rico Wüest, o recurso para construir o espaço vem todo da Europa | FOTO: Divulgação/Joilson Santos |

O projeto ‘Arca’, criado pelo sociólogo e jornalista suíço Rico Wüest, busca contribuição para a construção de um espaço de cultura no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Há três anos, por meio de parceria entre a Associação Comunitária Murundu e a ‘Arca’, a prefeitura municipal doou um terreno no bairro Jason Alves, conhecido por ‘Casinhas’. A iniciativa vai beneficiar crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

“Na realidade, a gente quer chamar futuramente de ‘Espaço Arca’, porque aqui dentro vão acontecer vários projetos: de capoeira, de combate à violência contra mulher, entre outros”, comenta Rico. O projeto foi iniciado entre 2007 e 2008, em parceria com o Grupo Ambientalista de Palmeiras (Gap). Na época, diversas atividades foram oferecidas: capoeira, percussão e dança. Elas beneficiaram mais de 80 crianças e 30 adultos. Em 2008, a iniciativa recebeu a chancela de Ponto de Cultura, concedida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e pelo Ministério da Cultura (Minc).

Devido à falta de uma sede para desenvolver as atividades em Palmeiras, o suíço começou a procurar lugares para criar o seu próprio espaço. “A gente sonhou em ter um espaço próprio para o projeto ‘Arca’”, revela. No entanto, a pandemia tem atrasado a obra. “Há falta de material e atrasos nas entregas. Subiram os preços dos materiais, os prazos ficaram muito mais longos, estão atrasando as entregas, com isso atrasa o adiantamento do serviço”, lamenta.

Segundo Rico, o recurso para construir o espaço vem todo da Europa. Pais, parentes e amigos doam dinheiro para apoiar a associação na Suíça, e os valores são transferidos para o Brasil. “O dinheiro vem de pessoas que me conhecem pessoalmente. Elas estão acreditando nesse projeto”, ressalta o também sociólogo. Quem desejar conhecer o trabalho realizado por Rico Wüest e contribuir com a iniciativa, pode acessar os links a seguir:

Página da Arca no Instagram
https://instagram.com/projekt.arca?igshid=1awxtpajez18r

Site da Escola Murundu
https://www.associacaomurundu.com.br/arca

Contatos para doação
https://linktr.ee/associacaomurundu

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas