Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Turismo ecológico vira tendência em 2021 e região é um dos destinos mais procurados por aventureiros

A Cachoeira do Mosquito fica no município de Lençóis | FOTO: Jornal da Chapada |

O ecoturismo nacional está se tornando uma tendência em 2021, devido principalmente às mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus. E a Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados por aqueles que buscam contato com a natureza e paisagens exuberantes. Dentre os pontos mais conhecidos e recomendados pelos turistas, estão lugares como o Morro do Pai Inácio, o Poço Azul, as cachoeiras do Sossego, da Fumaça, do Mosquito (propriedade particular), a Serra do Veneno e a Cachoeira do Palmital.

Os visitantes podem aproveitar o turismo de observação da flora e fauna, caminhadas, passeios de barco, carro e bicicleta ou ainda atividades como escaladas, tirolesa e cave jump. Segundo a agência online de turismo ‘ViajaNet’, desde outubro de 2020 houve um aumento na procura por destinos isolados, com apelo naturalista, e o Brasil é um dos principais países liderando o ranking de ecoturismo, devido a sua incrível biodiversidade e proporções territoriais.

Para o chefe de marketing da empresa, Gustavo Mariotto, esta é uma forma, encontrada pela população, de se adaptar à nova realidade brasileira, devido ao receio em visitar destinos internacionais, e essa tendência deve permanecer ao longo deste ano. “Além de priorizar medidas sanitárias, o consumidor tem buscado por viagens com propostas mais sustentáveis e ambientais, e o nosso país se destaca nesse quesito. […] a previsão é que o turismo nacional continue crescendo durante o ano”, explica.

Visita ao Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Túlio Saraiva |

Vale ressaltar que a região chapadeira está com as atividades parcialmente em funcionamento devido aos decretos estabelecidos pelo governo do estado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Na plataforma Janoo (https://janoo.com.br/), os visitantes, condutores e agentes de viagens podem verificar quais atrativos estão autorizados, suas regras, e qual o número limite de visitas indicado por dia. Caso o atrativo escolhido já esteja cheio, recomenda-se alterar a data ou o local da visita para poder conhecer a região mesmo durante a crise.

Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), acata o posicionamento das autoridades sanitárias no âmbito municipal, estadual e federal, das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental. Jornal da Chapada com informações da editoria de Turismo do portal iG.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas