Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto ‘InterpoéticAS’ reúne mulheres artistas de vários territórios em encontro literário virtual

Projeto terá apresentações literárias-performáticas | FOTO: Divulgação |

Mulheres poetizas e artistas de vários territórios da Bahia interconectarão suas identidades e criações poéticas no ‘InterpoéticAS’, um encontro literário virtual que acontece entre os meses de março e abril. Ou seja, ao longo de três sábados seguidos (20, 27 de março e 3 de abril) serão três poetas com apresentações literárias-performáticas, no qual as apresentações acontecerão via transmissão do canal do projeto no YouTube e a programação do evento pode ser acompanhada através do Instagram.

No projeto é reunido o coletivo ‘Vozes-Mulheres: além das margens’, composto por seis poetas, atrizes e artesãs do Sertão do São Francisco, e mais 11 poetas individuais dessa mesma região e dos territórios da Chapada Diamantina, Sisal, Médio Rio de Contas e Semiárido Nordeste II.

O projeto visa dar visibilidade para a criação artística de mulheres, buscando ecoar as vozes literárias para os mercados editoriais, abafadas pelas limitações de acesso a políticas de fomento, bem como pelas assimetrias de gênero. Além disso, as poetas irão mesclar elementos literários, identitários e culturais diversos.

Dentre os participantes do projeto estão: Ádila Madança, Cissa Dias, Melissa Bonfim, Ilza Carla, Bia Camélia, Hannah S. Lima, Milena Santos, Pók Ribeiro, Ruthe Maciel, Yasmin Rabelo, Mariana Guimarães, Bianca Cordeiro, SertãoSol, Denise Oliveira Dendê, Valquíria Lima, Paloma Aleoncio e Yari.

“Esta junção, ainda que também virtual, permite uma interconexão de vozes e experiências, por meio da linguagem poética, promovendo assim uma viagem por identidades e territórios plurais da Bahia. As participantes do projeto já mantinham algum vínculo artístico e identitário ou foram se conhecendo pelas redes sociais e eventos literários anteriores”, afirma Vitória Luisa, artista do território do Sisal e proponente do projeto.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, do governo federal.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile