Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Documentário ‘Chapada Velha’ está em exibição na Mostra Chapada Diamantina; saiba como assistir

Filme aborda períodos históricos da região | FOTO: Divulgação |

O documentário ‘Chapada Velha’, de Fabrício Apache, de 2007, já está disponível como indicação no evento Mostra Chapada Diamantina e segue em exibição no site até este domingo (21), de forma gratuita. Ele pode ser encontrado na programação da mostra clicando aqui.

Esse filme, em diálogo com pessoas que já estão morando há um tempo no território, aborda o tempo das lutas armadas na Chapada Diamantina, a época da República dos coronéis que guerreavam entre si na disputa por terras e pelo que havia dentro delas, incluindo homens e mulheres.

Fotógrafo e filmmaker, Fabrício Apache é formado em cinema. Sua relação com a Chapada Diamantina é hereditária, sendo filho de nativo (seu pai é de Andaraí). Desde criança se interessou pela história e geografia da região.

Este projeto tem apoio financeiro da prefeitura de Palmeiras, por meio do Prêmio Manifestações da Cultura Popular e Social do Município de Palmeiras 2020, via Lei Aldir Blanc.

Mostra Chapada Diamantina
A mostra está acontecendo desde o dia 12 de março e segue até o domingo (21), com uma programação de 12 filmes realizados na Chapada Diamantina, abordando sobre a história, tradição e cultura local.

As ‘películas’ foram produzidas dos anos 1970 até a atualidade e suas presenças no evento visam preservar a importância de um povo, com recorte da história do cinema realizado na região chapadeira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas