Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: E-book ‘O Picolé’ do autor Cristiano Sousa está disponível gratuitamente até 31 de março; baixe aqui

Obra de Cristiano Sousa aborda cotidiano de jovem da periferia do município de Salvador | FOTO: Montagem do JC |

O e-book ‘O Picolé’, de autoria do escritor Cristiano Sousa, pode ser baixado até o dia 31 de março de 2021, de forma gratuita. A obra aborda o cotidiano de um jovem da periferia de Salvador e os desafios que enfrenta para sobreviver. Para os leitores que desejam adquirir o livro, ele pode ser baixado a partir do Facebook do autor, ou direto neste link.

De maneira ficcional, a novela apresenta a realidade de muitos jovens das comunidades carentes das grandes cidades brasileiras, que ainda muito cedo precisam dividir o tempo dos estudos com o trabalho informal para ajudar as famílias. E nos casos mais extremos, muitos são obrigados a abandonar totalmente a escola e assim terminam por comprometer seu futuro e a possibilidade de vencer a desigualdade social.

A história nasceu a partir das inquietações do escritor, que busca em seu dia-a-dia a matéria-prima para sua criação artístico-literária. A partir dessa observação, vivência e escuta ativa faz críticas sociais sobre como as comunidades mais pobres são tratadas pelo poder público ao longo da história do Brasil.

Problemas sociais como as inundações que ocorrem em épocas de chuva nos bairros mais humildes de Salvador e o descaso dos políticos de plantão, no que tange a uma ação eficiente, que apresente uma solução de longo prazo, aparecem como pano de fundo na composição da narrativa ficcional.

O exemplar tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. Além disso, a publicação conta com o selo editorial do Movimento Cultural e Editoração Artpoesia, projeto gráfico de Carlos Alberto Barreto, ilustração da capa de Luis Felipe Piorotti e apresentação de Carlos Souza Yeshua.

Autor
Cristiano Sousa é soteropolitano é seu contato inicial com a literatura ocorreu na escola, onde escrevia poesias e letras de músicas. Ele também é autor dos livros: O jornaleiro, Melissa, Filhos do acaso, Maníacos on-line, A empacotadora, Da janela do meu quarto (romances); Um novo começo, Rumo ao novo mundo, O julgamento de Adão (religiosos); Nem te contos! (contos) e Rosas tenras (poesias). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas