Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Agricultor de Seabra faz da criação de minhocas uma fonte de renda; atividade começou em agosto de 1992

O húmus é embalado em sacos de 50 quilos e os estercos também para venda e revenda | FOTO: Divulgação |

O agricultor, João Gomes, do município de Seabra, na Chapada Diamantina, conseguiu fazer da criação de minhocas uma fonte de renda. Em seu canal no YouTube, o agricultor compartilha informações sobre o minhocário e dá dicas de produção. Gomes começou a trabalhar desde os oito anos de idade em variadas áreas.

“Foram diversas experiências que eu tive ao longo desses anos”, afirma ao Bahia Rural (Rede Bahia/Globo). No entanto, ele pontua que foi em agosto de 1992 que descobriu a atividade da agricultura, no qual se mantém até hoje. “Atividade que me dá satisfação, me dá prazer, que constrói e reconstrói vidas”, ressalta.

Ele explica o processo do minhocário, mantido no Sítio dos Sonhos, que inclui a produção do húmus, a separação da minhoca do húmus já processado, dentre outros processos. “Até as nossas galinhas caipiras se alimentam de minhocas”, diz. O húmus é embalado em sacos de 50 quilos e os estercos também são embalados para venda e revenda.

O agricultor João Gomes vive no município de Seabra | FOTO: Reprodução/Rede Bahia |

O agricultora também comercializa terra adubada, fertilizante e outros materiais. João explica que no sítio tudo é utilizado de alguma maneira, visando não perder nada. “Nada aqui se perde, nada aqui joga fora, nada aqui se transforma em lixo”.

Outra fonte de renda também foi desenvolvida pelo agricultor: o ecoturismo, com um local que é alugado para a realização de eventos, mas que nesse momento de pandemia de covid-19 precisou ser paralisada. Preocupado com a ecologia, o agricultor ainda reservou áreas destinadas a preservação ambiental. “A preservação aqui é bastante efetiva e a gente tem um zelo e cuidado muito grande”, detalha.

Jornal da Chapada

Assista a matéria sobre o assunto no Globo Play…

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas