Ícone do site Jornal da Chapada

#Saúde: Medidas contra a covid-19 devem seguir mesmo após a vacina para evitar infecção

A infectologista explica que a imunidade de rebanho acontece quando o vírus tem cada vez mais dificuldade de ser transmitido | FOTO: Divulgação |

Esperança e ansiedade são sentimentos comuns entre as pessoas que já tomaram a vacina contra a covid-19. A grande expectativa para o retorno à normalidade acende o alerta para a necessidade da continuação dos cuidados, a fim de evitar a transmissão do Sars-CoV-2.  Especialistas apontam que a imunização não tem, ainda, evidências de que evite a circulação dos vírus.

“Os vacinados são imunizados, mas isso não impede que ele contraia o coronavírus. A imunidade lhe oferece a garantia de não fazer quadros graves da doença, mas ainda não há consenso que a pessoa imunizada, quando pega o vírus, transmite ou não”, afirmou a infectologista Adielma Nizarala, que atua pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A imunização acontece após o 14° ou 21° dia após a segunda dose da vacina. Porém, a infectologista afirma que, mesmo depois desse período, é necessário o cumprimento dos protocolos de segurança contra o vírus.

“Temos vacinas diferentes no mercado, por isso, há uma variação do tempo de imunização. Mas, independentemente da vacina aplicada, as medidas de precaução têm que continuar porque enquanto a imunidade de rebanho não existir, o vírus ainda circula. Por isso, é importante que essa pessoa permaneça fazendo o uso da máscara”, afirmou Adielma.

A infectologista explica que a imunidade de rebanho acontece quando o vírus tem cada vez mais dificuldade de ser transmitido.

“Provavelmente, quando 75% a 80% da população estiver vacinada, a Sars-CoV-2 não vai achar pessoas suscetíveis à doença. É como se o vírus fosse perdendo a capacidade de infectar. Como não existem novas pessoas para serem contaminadas, ele acaba desaparecendo naturalmente. Enquanto isso não ocorre, devemos seguir com os cuidados”, disse. 

Máscara e higienização
A artesã Stela Tourinho, de 85 anos, tomou a última dose da vacina no dia 7 de março, e mesmo imunizada, persiste nos cuidados contra a covid-19.

“Entendo a gravidade da doença, e sei que pensar na coletividade é de extrema importância para o momento que estamos vivendo. Moro com meu marido, que também está vacinado, e continuamos fazendo o uso da máscara, higienizando tudo e saindo apenas para consultas médicas ou mercado”, declarou.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas