Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fortes chuvas ajudam a debelar incêndios, amenizam calor e geram tromba d’água na região do ‘Palmital’

Tromba d’água ocorre sobre superfícies líquidas | FOTO: Reprodução/Facebook |

Os municípios da Chapada Diamantina, como Lençóis e Palmeiras, estão recebendo chuvas desde a madrugada da última quinta-feira (1º). Conforme dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a previsão inicial era de que nestes próximos dias houvesse mais chuva na região. No entanto, neste sábado (3), o superintende da Sudec, Paulo Sérgio Luz, aponta que as chuvas terão diminuição drástica de intensidade a partir de hoje.

“Se chover será chuva de baixa intensidade. Pelo menos para os próximos cinco dias, pode ser que depois volte a formar algum sistema que aumente a quantidade de chuvas na região”, salienta Paulo Luz em contato com o Jornal da Chapada. As águas que caíram nos últimos dias foram suficientes para amenizar o calor e ajudar a conter os incêndios florestais que atingiam a região chapadeira.

Tromba d’água
Segundo imagens publicadas por um guia, Fredinho Lins, um registro de tromba d’água foi registrado nesta última sexta-feira (2) na região do ‘Palmital’, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras. A tromba d’água se assemelha a um tornado, no entanto, tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas.

Incêndios debelados
Após os incêndios que atingiam as áreas de vegetações nas cidades de Lençóis e áreas do Morro do Camelo, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, serem extintos, a chuva retornou para o local, o que contribui para este processo de resfriamento de possíveis pontos quentes.

Em Lençóis, segundo informações da Defesa Civil da Bahia (Sudec), foram 48 milímetros de chuva que caíram na madrugada de quinta (1º), ou seja, com precipitação de quase o dobro do que seria esperado para o mês de abril, estimado em 28 milímetros.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas