Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mês de abril inicia período propício para visitação do Poço Encantado; raios solares causam efeito visual

O poço é um dos locais mais visitados na região chapadeira | FOTO: Arquivo/Wikipédia |

O Poço Encantado, localizado nos limites do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, fica dentro de uma gruta com cerca de 70 metros de altura e é conhecido internacionalmente por sua beleza única. A partir deste mês de abril inicia um período mais propício para visitar o local, devido a temporada de raio solar, fenômeno que pode ser observado apenas de abril até setembro, principalmente no horário de 9h30 às 14h, onde a incidência dos raios costuma ser mais intensa.

O fenômeno ocorre em razão da posição do sol que permite a entrada da luz nas águas do poço, proporcionando um efeito visual de encantar tanto os moradores, quanto os turistas. Ao descer uma longa escadaria é possível chegar na entrada da caverna, quando a partir disso, o acesso torna-se íngreme e escuro. No entanto, a ajuda dos guias e das lanternas faz com que a visita à gruta seja uma experiência tranquila e atraente.

Além disso, o poço tem 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento. Nesse poço não é permitido banhar-se por conta de sua preservação, pois a sua cor azulada, intensa e transparente é devido à pureza de sua água, mas isso não prejudica a visita e a experiência. No local, só são permitidas entradas de grupos com até 12 pessoas, que são acompanhadas do guia turístico do poço. O recomendado é que os visitantes levem apenas água e máquina fotográfica para registrar os momentos.

Reabertura
O Poço Encantado voltou a receber visitações em 26 de outubro de 2020, com os protocolos de segurança recomendado pelas autoridades de saúde. As atividades funcionam todos os dias, nos horários entre 8h e 16h. É obrigatório a utilização de máscara no local e todos os visitantes verificam a temperatura em termômetro digital ao chegarem na recepção. O máximo de temperatura aceitável é de 37.5. Para aqueles que esqueceram ou não têm a proteção do rosto, o local vende máscaras.

Agendamento
Os visitantes podem fazer seus agendamentos via WhatsApp pelo número – (75) 9 92022973 ou entrando em contato via Instagram no perfil @pocoencantado_oficial.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Poço Encantado reabre para visitação e deve movimentar o turismo na região de Itaetê

Chapada: Poço Encantado é de deixar os visitantes boquiabertos; confira imagens

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas