Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Estátua de R$2 milhões no município gaúcho de Encantado supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro

Ao finalizado o monumento será considerado o maior ‘Cristo do Brasil' | FOTO: Divulgação/Agência Konce |

 
O chamado ‘Cristo Protetor’ está em construção desde de 2019 na cidade gaúcha de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul (RS). Quando finalizada, a estátua promete ser o ‘Cristo no Brasil’, superando o mundialmente famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O monumento gaúcho tem como previsão ser inaugurada ainda este ano.
 
Com 43 metros de altura, a construção conta com uma estrutura feita de concreto e ferro, recentemente foram instalados a cabeça e os braços abertos. A obra tem o orçamento de R$2 milhões, mas não existe verba pública envolvida no projeto, todo o dinheiro investido foi arrecadado por meio de doações da comunidade e empresários.

A ideia da construção da estátua nasceu em 2016 quando um padre da cidade, chamado João Granzotto, sugeriu ao até então vereador, Adroaldo Conzatti, representar a paixão dos moradores com um monumento, homenageando a fé da comunidade através da imagem do Cristo.

“O pessoal é muito religioso na cidade e o catolicismo é bastante forte, com a população muito participativa nas ações da igreja. Ao fim da obra, com certeza vai aumentar a circulação de turistas, tanto que após a gente colocar os braços e a cabeça, já teve gente indo lá. A expectativa é de que a cidade receba até 10 mil visitantes por mês”, declarou Gilson Conzatti, membro da Associação Amigos do Cristo Protetor.

A obra está localizada no Vale do Taquari, uma região de morro em Encantado, a expectativa dos habitantes é de que o ‘Cristo Protetor’ se transforme em uma atração turística para a cidade. Quando pronta, a estátua será considerado o maior monumento de ‘Cristo do Brasil’ superando o da cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais de 43 metros e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro com 38 metros, levando em conta a estrutura e base.

Mundialmente ele será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz de 72 metros, que também está em construção no México e o Cristo Rei de 52 metros, na Polônia. A estátua tem a previsão para que fique pronta em agosto, mas só estará disponível para visitação em dezembro de 2021.

A Associação Amigos do Cristo Protetor, entidade responsável pela construção, está com a campanha de doações aberta, uma caminhonete cabine dupla automática será sorteada em 18 de dezembro por meio da Loteria Federal para continuar arrecadando fundos para finalizar o monumento. Acesse o link da publicação sobre o sorteio
 
Jornal da Chapada

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas