Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Lula defende o SUS, pede ação global contra a covid e chama Bolsonaro de genocida

O ex-presidente Lula | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista à tevê italiana na última sexta-feira (9), na qual voltou a denunciar o ataque de Bolsonaro contra a vida dos brasileiros

No programa ‘Tg2 Post’, da RAI, principal rede de televisão da Itália, Lula disse que Bolsonaro trata a vida de brasileiros com desdém. O líder petista defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e fez um apelo ao governo italiano para que este auxilie na criação de uma governança global contra o novo coronavírus.

Requisitado para entrevistas em todo o mundo nas últimas semanas, Lula tem proposto que os países se unam para garantir acesso a vacinas contra a covid-19 não só para o Brasil, mas para todas as nações em desenvolvimento que têm tido dificuldade de adquirir doses suficientes.

Nesta sexta, voltou a defender a ideia: “Deve haver vacina para todos. A vacina não pode ser gerenciada pelo mercado”.

“A covid é um flagelo que deve ser enfrentado mundialmente. Já falei sobre isso com muitos líderes internacionais. E também quero dizer à Itália, que assumirá a presidência do G-20, e ao primeiro-ministro Mario Draghi, para criarem uma governança global para lutar contra a pandemia”, disse Lula, acrescentando que pedirá ajuda também ao papa Francisco para concretizar a ideia.

Genocídio
Lula voltou a denunciar a maneira genocida como Bolsonaro tem agido durante a pandemia, o que tem levado a um número “inaceitável” de mortes. “Se tivéssemos um governo responsável, que tivesse encorajado o isolamento social e o uso de máscaras, a situação seria diferente. Só o Brasil não quis fazer lockdown porque temos um presidente genocida. É uma palavra forte, mas eu estou me referindo a um presidente que está levando a população brasileira a um genocídio”, argumentou.

Perguntado sobre o colapso do sistema de saúde brasileiro, Lula lembrou que o Brasil é um dos raros países do mundo com tantos habitantes e que possui um sistema universalizado de atendimento. E que o colapso não é culpa do SUS, mas da gestão feita na pandemia, que acabou sobrecarregando os hospitais. “Não foi feito um trabalho preventivo”, ressaltou Lula. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas