Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Programação online celebra o Dia da Chapada Diamantina com debates sobre sustentabilidade, história e turismo

Lençóis é um dos locais mais procuradas da Chapada Diamantina | FOTO: Túlio Saraiva |

Mais uma vez o Dia Estadual da Chapada Diamantina, comemorando anualmente em 11 de abril, não terá uma programação de eventos presenciais. Isso acontece em razão da pandemia do novo coronavírus para evitar aglomerações e a disseminação da covid-19. Tendo em vista essa impossibilidade, a prefeitura de Ibicoara, através da Diretoria Municipal de Cultura, e a parceria da Junta Independente Voluntária Ambiental (Jiva) resolveu promover, neste domingo (11), um encontro de comemoração online com a presença de diversos convidados da região.

A iniciativa promoverá diversas discussões sobre propostas e projetos para o fortalecimento turístico da Chapada Diamantina, e como essas atividades comprometem o seu patrimônio natural e cultural. Além de dialogar sobre a regulamentação e a comemoração dessa data, que compõe o calendário oficial de eventos do Estado da Bahia. Essa data, instaurada em 2017, só foi possível devido a uma ação da Jiva, que deu início a um abaixo-assinado, durante a Semana de Meio Ambiente de Seabra, em praça pública, com a proposta do dia comemorativo à Chapada Diamantina.

Os municípios de Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí e Barra da Estiva aderiram ao documento e o projeto foi levado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que aprovou por unanimidade o projeto de lei, e foi sancionado pelo governador baiano Rui Costa (PT). Com isso, foi instituído a Lei 13.739 de 05/07/17, no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia. Desde estão, a data é comemorada por moradores e admiradores da Chapada Diamantina.

“Para nós, que vivemos nesse santuário natural, é mais do que um direito, é um dever, celebrar essa importante data, através de ações e atividades sustentáveis, em parceria com entidades públicas e privadas, em benefício de todos os municípios que compõem a região. Celebremos esse lindo ponto verde do nosso planeta, viva a Chapada Diamantina”, pontua o diretor de Cultura de Ibicoara, André Rhomero.


 
O encontro acontecerá ao vivo na tarde do domingo no canal do YouTube ‘Cultura Ibicoara’. As atividades do evento online serão dividas em duas partes, o primeiro momento acontecerá das 16h30 até 18h com a temática ‘Dia da Chapada Diamantina, como data comemorativa no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, de acordo com a lei 13.739 de 5 de julho de 2017’, com a participação de representantes da Governadoria, da Assembleia Legislativa, do Colegiado Territorial da Chapada Diamantina, do Consórcio Chapada Forte, da Junta Independente Voluntária Ambiental e consultoria jurídica.
 
Para a segunda parte das comemorações, está programado a discursar da temática ‘Visões Múltiplas da Chapada Diamantina. História, Cultura, Arte, Ecoturismo, Antropologia, Arqueologia, Biologia, Comunidades Indígenas e Quilombolas e Educação Ambiental’. Com a participação do ICMBio, Guia Chapada Diamantina, Grupo Jiva, Comtur, Câmara Técnica de Turismo, artistas, cientistas e membros de culturas originárias, tradicionais e populares é as apresentações artísticas de André Rhomero, Roberto Gomes e Hugo Luna.
 
Jornal da Chapada
 
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas