Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Pesquisa mostra que Lula disparou na frente de Bolsonaro com 52% contra 34% em eventual segundo turno

O petista Lula e o atual presidente da República Jair Bolsonaro | FOTO: Montagem do JC/EBC |

Pesquisa PoderData, do site Poder360, sobre a corrida presidencial de 2022, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra que o ex-presidente Lula disparou nas intenções de voto em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro e venceria o atual presidente com ampla vantagem.

No levantamento feito pelo PoderData em 17 de março, Lula tinha 41% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro. Na nova pesquisa, o petista soma 52%, enquanto o titular do Planalto apresenta queda, marcando 34% das intenções de voto. O estudo mostra que Lula é o candidato mais forte para vencer Bolsonaro em um eventual segundo turno. O segundo mais forte seria o apresentador Luciano Huck, que foi de 40% de intenções de voto para 48%, contra 35% do ex-militar.

Já os outros virtuais candidatos testados pela pesquisa ficam em empate técnico com o atual presidente em um segundo turno. Em uma disputa com João Doria (PSDB), Bolsonaro teria, segundo o levantamento, 38%, enquanto o governador de São Paulo somaria 37%. O cenário é idêntico em uma simulação de segundo turno entre Sérgio Moro e Bolsonaro: 38% para o presidente e 37% para o ex-juiz. Já se o pleito fosse entre Ciro Gomes e Bolsonaro, ambos empatariam com 38% cada.

Na simulação de primeiro turno da eleição presidencial Lula também leva a melhor. Neste cenário, não houve muita alteração em comparação com o último estudo do PoderData. O petista lidera a corrida com 34% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Eles são seguidos por Ciro Gomes e Luciano Huck, ambos com 6%.

Na sequência aparecem João Amoêdo (Novo), com 5% das intenções de voto, João Doria, com 4%, Sérgio Moro, com 3% e, finalmente, Luiz Henrique Mandetta, com 2%. Os demais virtuais candidatos não pontuaram. O levantamento contou com 3.500 entrevistas feitas entre os dias 12 e 14 de abril. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas