Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis decreta novas medidas restritivas que seguem até segunda; 30 casos foram localizados em 24h

Na cidade, 784 casos de covid-19 já foram confirmados desde o início da pandemia | FOTO: Montagem do JC |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, publicou um novo decreto na última segunda-feira (12) mantendo as medidas temporárias de isolamento social restritivo, que visam conter o avanço da pandemia de covid-19 na região. Conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), as medidas são válidas até a próxima segunda-feira (19).

Com isso, a circulação de pessoas em vias públicas continua restrita das 20h às 5h do dia seguinte. A restrição tem algumas exceções, como: o transporte de cargas e produtos essenciais à vida, como medicamentos, insumos médico-hospitalares e alimentos; deslocamento em situações que envolvam assistência/urgência de saúde; idosos, crianças ou pessoas com deficiência ou necessidades especiais; deslocamento de passageiros do transporte rodoviário, desde que, devidamente comprovado.

Nos estabelecimentos é permitido o atendimento presencial até 19h30 e o delivery até 00h. Segue proibida a realização de eventos/comemorações que envolvam pessoas que não sejam do mesmo núcleo domiciliar. Além disso, também está proibida apresentações em vias públicas.

A venda de bebida alcoólica fica proibida das 18h da sexta-feira (16) até 5h da segunda-feira (19), em qualquer estabelecimento, inclusive por delivery. As atividades esportivas coletivas também permanecem vedadas, sendo permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Os meios de hospedagem devem operar com 50% de ocupação e as excursões turísticas podem ser realizadas somente com reserva em Lençóis. A feira livre está permitida na cidade. Já os atos religiosos e litúrgicos podem ocorrer com capacidade máxima de 35% de lotação e respeitando as normas sanitárias.

A prefeitura alerta que o uso de máscaras nas ruas segue sendo obrigatório. O infrator estará sujeito inicialmente à advertência verbal, e caso persista no descumprimento, notificação e multa, além da adoção de medidas previstas no artigo 222 da Lei Estadual 3982/8. Leia aqui a íntegra do decreto.

Dados epidemiológicos
Lençóis possui 62 casos ativos de covid-19, de acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13). Foram 30 novos casos identificados em 24h.

Na cidade, dos 784 casos já confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, 708 estão curados, 14 não resistiram à doença, 31 são enquadrados como suspeitos e 2.515 casos foram descartados.

No demonstrativo por localidades, a região com maior número de ativos é o ‘Centro’ com 20, seguido de ‘Tomba’ com 10, ‘Tanquinho’ com oito casos e ‘Alto das Estrelas’ com sete pacientes infectados.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas