Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Equipe da unidade de AVC do HGRS publica artigo em revista canadense de enfermagem

A intervenção educativa alcançou 1.302 pessoas de 12 distritos sanitários de Salvador | FOTO: Pedro Moraes/GOVBA |

Mais um artigo científico desenvolvido na Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS) foi aceito por um veículo internacional. Dessa vez, a publicação aconteceu no canadense Journal of Nursing Education and Practice.

Trata-se de um trabalho que descreve a experiência de enfermeiros no processo de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) para a prevenção e identificação precoce dos fatores de risco e sinais de alerta do AVC e para as ações comunitárias face ao evento cerebrovascular. A intervenção educativa alcançou 1.302 pessoas de 12 distritos sanitários de Salvador.

De acordo com os pesquisadores, os encontros permitiram reflexões sobre as repercussões do AVC no cotidiano das vítimas e de suas famílias, bem como sobre o acesso aos serviços de saúde e o papel dos ACS nesses contextos. Também resultaram na qualificação desses agentes.

Intitulado ‘Training experience with community health agents: focus on prevention and identification of stroke’ (‘Experiência de treinamento com agentes comunitários de saúde: foco na prevenção e identificação de AVC’ – em livre tradução para o português), o artigo é de autoria da enfermeira Ludimila Santos Muniz – coordenadora de enfermagem da UAVC-HGRS –, junto a integrantes do Grupo Interdisciplinar de Saúde Cardiovascular (Gisc – Ufba): Claudenice Ferreira dos Santos, Mariana de Almeida Moraes, Elieusa e Silva Sampaio, Cláudia Geovana da Silva Pires e Fernanda Carneiro Mussi. A publicação pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/ArtigoEnfUAVC-HGRS. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas