Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Utinga avança na implementações da Educação Especial Inclusiva no município

Segundo a gestão, a implementação exige um processo gradativo e contínuo | FOTO: Divulgação/PMU |

A gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB), em Utinga, na Chapada Diamantina, não tem medido esforços na implementação de ações para a Educação Especial Inclusiva no município. No entanto, conforme anúncio nas redes sociais, a implementação exige um processo gradativo e contínuo, com demandas relacionadas a políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias.

Segundo a assessoria da prefeitura “a educação especial na perspectiva inclusiva sempre foi um grande desafio”. “Universalizar o acesso dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação é a meta quatro do PNE [Plano Nacional de Educação] aprovado em 2014, porém o grande desafio, no entanto, tem sido garantir que estes estudantes permaneçam e se desenvolvam na escola”.

Com isso, a Secretaria de Educação de Utinga, através da Coordenação de Educação Especial Inclusiva, está realizando algumas ações, visando a organização e estruturação essenciais, para a implementação em rede como o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial Inclusiva e a realização de encontro (entrevista familiar exploratória) com os responsáveis pelos estudantes.

Também atua para a elaboração de materiais teórico-prático (fichas de mapeamento, ficha de encaminhamento, ficha de Investigação: aspectos emocionais / afetivos: cognitivos/pedagógicos e sociais e seleção de textos para estudo, matérias) e a realização de formação continuada com coordenação pedagógica, professores, equipe escolar e família para esclarecimento e aprofundamento teórico-prático das temáticas da Educação Especial Inclusiva.

Ainda realiza a orientações necessárias aos coordenadores, professores, diretores e demais profissionais no que diz respeito às documentações e encaminhamento aos alunos público alvo da Educação Especial. “Estamos avançando nesse desafio, novas etapas da implementação serão colocadas em prática brevemente. Educação é um direito de todos”, ressalta a assessoria da prefeitura, em redes sociais.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas