Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Souto Soares amplia debates sobre artes plásticas e visuais com roda de conversa com artistas brasileiros

Os artistas Jerci Maccari e Sérgio Piancó participaram das atividades | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura do município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultss), promove roda de conversa gratuita, denominada de ‘Artes Plásticas/Visuais – Conversas Criativas, Ações Produtivas’. Essa atividade conta com a presença de vários artistas plásticos brasileiros, famosos no mercado da arte global, começou no dia 9 e segue até 23 de abril, por meio de plataforma eletrônica.

A roda de conversa acontece em plataforma fechada, com a presença do secretário Luciano Macena, sua equipe, os artistas famosos e da cidade, para as apresentações e parcerias. No entanto, qualquer pessoa também pode prestigiar esse bate-papo. De acordo com apuração do Jornal da Chapada, a iniciativa, além de querer difundir a arte e cultura no município, também busca parcerias para a valorização de artistas visuais e plásticos de Souto Soares.

Segundo a Secultss, o foco é “mostrar, por meio da trajetória de vida de um grande artista plástico de sucesso, uma inspiração, motivação e colaboração em parcerias firmadas por ações sociais desempenhada por cada um desses artistas dentro de suas técnicas e identidade”, aponta, por meio de nota de assessoria.

“A ideia é que a partir dessas conversas cheguemos a ações mais produtivas para artistas plásticos e artistas visuais, assim como estamos fazendo com outros segmentos”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Luciano Maceno, em nota de assessoria.

Projeto da primeira Exposição Artística do município
A diretora de Turismo do município, Rose Macena, está desenvolvendo um projeto da primeira Exposição Artística do município, com expectativa de ser executado ainda neste primeiro semestre de 2021.

O projeto ‘Caminhos da Memória – ExporArte’ trata-se de uma exposição fotográfica, de pinturas e esculturas de artistas soutossoarenses, que têm como reflexão a história, o paisagismo e a identidade cultural dos habitantes da cidade, com o foco na recém descoberta de um Sítio Arqueológico, contendo várias pinturas rupestres, cavernas, grutas, paredões, piscinas naturais, nascentes em 2020.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas