Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito e secretária entregam reforma e ampliação de creche e defendem ensino público de qualidade

A unidade escolar foi totalmente reformada e ampliada | FOTO: Divulgação/PMI |

A reinauguração da Creche Sonho de Criança foi entregue para a população na última sexta-feira (16) com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) e da secretária de Educação Nogma Britto. Ambos defenderam o ensino público de qualidade e destacaram a reforma e ampliação da unidade de ensino que fica no bairro São João. A creche atende crianças de 2 e 3 anos, na modalidade de Educação Infantil em período integral, e tem 127 alunos matriculados para o ano de letivo de 2021.

Além do prefeito e da titular da pasta de educação, a cerimônia de entrega contou ainda com vereadores do município, mas sem a presença de público, atendendo às medidas restritivas em razão da pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados de assessoria, a nova estrutura foi totalmente reformada e ampliada, equipada com cinco novas salas de aula com ar-condicionado, brinquedoteca, sala de coordenação, almoxarifado, banheiros adaptados para crianças, banheiros com acessibilidade, parque, área de lazer, refeitório e cozinha.

A secretária de Educação, Nogma Britto, salienta que o ambiente da creche foi totalmente requalificado proporcionando mais conforto e bem-estar para os estudantes, professores e funcionários da creche. “Investir em educação infantil é abrir as portas para um futuro próspero em aprendizado e prevenir a exclusão social e econômica. Os primeiros anos de vida de uma criança necessitam de cuidados e educação de qualidade, que lhe proporcionem bem-estar para a edificação das bases do seu desenvolvimento e aprendizagem”, aponta a titular do governo Ricardo Mascarenhas.

1 / 7

Ainda conforme a gestora, esses investimentos têm impacto significativo nas habilidades cognitivas, sociais, motoras, emocionais e influenciará o processo de alfabetização das crianças. “A qualidade nesses cuidados amplia o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem da criança e previne a exclusão social e econômica. De acordo com um estudo feito pelo prêmio Nobel de economia, James Heckman, cada dólar investido na educação infantil rende sete vezes mais ao longo do tempo. Isso é comprovado especialmente nos casos em que as crianças provêm de meios desfavorecidos. Vários outros estudos enfatizam resultados semelhantes”, completa Nogma.

O prefeito Ricardo Mascarenhas também reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da educação em todo o território. “É gratificante ver de perto o resultado da transformação dessas escolas. Isso demonstra o compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento da educação pública de qualidade. Temos investido muito para melhorar as condições de aprendizagem e de trabalho, beneficiando toda a comunidade escolar”, sintetiza o gestor por meio de sua assessoria.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas