Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Documentário ‘Guerreiros da Chapada’ é destaque em Festival de Arte e Cinema Ambiental na internet

A produção está entre as 28 obras de audiovisual selecionadas pela organização do evento | FOTO: Divulgação |

O documentário ‘Guerreiros da Chapada’, produzido pelo diretor baiano Aragonez Fagundes, é um dos destaques da programação do ‘EcoBrasilFest – Festival de Arte e Cinema Ambiental’, que começou nesta quinta-feira (22) e vai até o dia 29 de abril. O jovem diretor nasceu em América Dourada, mas mora em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, desde os seis anos de idade. Ele é estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira.

A obra audiovisual busca abordar a missão dos brigadistas voluntários para adentrar em áreas de difícil acesso e em condições climáticas adversas para combater os incêndios que devastam grande parte da biodiversidade da Chapada Diamantina. Aragonez também é brigadista voluntário em Morro de Chapéu, devido a isso conhece bem dos problemas vividos pelas brigadas da região, problemas esses que serão abordados no filme.

Em uma entrevista ao portal Bahia Social Vip, o diretor declarou que o documentário nasceu da necessidade de mostrar o trabalho da brigada voluntária, que em sua maioria é formada por guias, moradores, trabalhadores rurais, pessoas que conhecem bem o terreno e que têm curso de combate ao incêndio. “A mídia, muitas vezes, não mostra esse trabalho dos brigadistas, que é diferente do serviço feito pelo grupo de bombeiros”, diz. “Estou muito feliz de participar deste movimento, de ter essa abertura para que o filme possa ser exibido”, pontua.

O festival tem como um dos objetivos dar visibilidade a produções que trazem questões a cerca da destruição do meio ambiente, que fazem refletir sobre a necessidade de reverter o cenário atual em prol de salvar o planeta. A produção ‘Guerreiros da Chapada’ está dentre as 28 produções selecionadas pela organização do evento, entre obras nacionais e estrangeiras. O documentário pode ser vistos gratuitamente no site oficial do ‘EcoBrasilFest’ (acesse aqui) no qual é necessário se registar antes e pagar uma taxa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas