Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Alerta de chuvas nos municípios da região continua para este final de semana; confira aqui os dados

Previsão de chuva é para boa parte da Chapada Diamantina | FOTO: Túlio Saraiva |

Desde o início da semana inúmeros municípios da Chapada Diamantina têm sido atingidos por fortes chuvas. Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibilizou a previsão de tempo para a região chapadeira neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), que também permanece com alerta de chuvas em boa parte dos municípios, principalmente durante o sábado.

Em Lençóis, há previsão de tempo encoberto com chuvisco neste sábado, com mínima de 19ºC e máxima de 28ºC. Já no domingo, a previsão é de muitas nuvens com chuvas isoladas, permanecendo com a mínima e máxima do dia anterior. No município de Mucugê o céu permanece encoberto ao longo de todo sábado, sendo mínima de 17ºC e máxima de 29ºC. Em contrapartida, no domingo, a previsão é de poucas nuvens, com mínima de 18ºC e máxima de 31ºC.

A mesma coisa acontece em Rio de Contas, no entanto, a máxima no sábado pode chegar a 33ºC e no domingo varia entre 17ºC e 33ºC. Seabra tem o sábado com céu encoberto, com mínima de 18ºC e máxima de 27ºC. No domingo, a cidade chapadeira aparece com previsão de muitas nuvens com chuvas isoladas, variando entre 18ºC e 29ºC.

Chuvas atingiram o município de Jacobina com força esta semana | FOTO: Jacobina Notícias |

Jacobina terá o céu encoberto, com possibilidade de chuvisco entre a manhã e tarde do sábado, com mínima de 20ºC e máxima de 32ºC. No domingo o céu amanhece com muitas nuvens e chuvas isoladas, e segue assim durante o dia, com mínima de 20ºC e máxima de 32ºC. A semana foi de chuvas fortes do município da Chapada Norte.

Andaraí, no sábado, amanhece com céu encoberto com chuvisco. Na tarde fica nublado e ao anoitecer fica encoberto, com mínima de 18ºC e máxima podendo chegar a 29ºC. Em uma situação diferente, no domingo, o céu será de poucas nuvens, sendo mínima de 19ºC e máxima de 29ºC.

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, também terá céu encoberto com chuvisco no sábado, com previsão mínima de 22ºC e máxima de 30ºC. No domingo, será um dia de muitas nuvens, com chuva isolada, com mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.

Em Itaberaba, nos últimos dias, as chuvas foram intensas, que causou transtornos e prejuízos. A prefeitura municipal “está em ação com as equipes nas ruas, trabalhando em vários pontos da cidade para minimizar os efeitos causados pelas chuvas e para evitar danos à população”. Em casos de alagamentos, deslizamentos de terra ou solicitação de ajuda, em decorrência das chuvas, a prefeitura disponibilizou os telefones (75) 3251-6072, da Defesa Civil, e (75) 99230-6900, da Ouvidoria.

Em Morro do Chapéu, as temperaturas variam de 18ºC e 32ºC no sábado, com muitas chuvas e pancadas de chuvas isoladas na manhã e na tarde e noite o céu fica encoberto. Já no domingo, o dia será de muitas nuvens, com chuvas isoladas, com tempo variando entre 18ºC e 32ºC.

O céu no município de Piatã varia entre muitas nuvens, com pancadas de chuvas, bem como fica encoberto na tarde e noite. A temperatura varia entre 18º e 30ºC. No domingo, a previsão é de poucas nuvens, com temperatura de 17ºC e 31ºC. Em Ibiquera, a cidade terá muitas nuvens, com pancadas de chuvas isoladas, céu nublado e a noite, encoberto com chuvisco, fazendo com que no sábado a temperatura varie entre 21ºC e 31ºC.

O final de semana em Boa Vista do Tupim será repleto de chuvas isoladas. No sábado a temperatura varia de 22ºC até 33ºC. E no domingo varia entre 21ºC e 32ºC. O município de Utinga contará com pancadas de chuvas isoladas e céu encoberto ao sábado, com mínima de 19ºC e máxima de 28ºC. No domingo o dia será de poucas nuvens, com mínima de 20ºC e máxima de 27ºC.

A mesma situação do município anterior acontece em Nova Redenção. No entanto, no sábado a temperatura varia entre 21ºC e 31ºC. No domingo, mínima será de 21ºC e máxima de 30ºC. A situação também se repete em Marcionílio de Souza, com mínima de 21ºC e máxima de 33ºC no sábado e no domingo com mínima de 20ºC e máxima de 32ºC.

Chuvas devem diminuir na região da Chapada Diamantina | FOTO: Arquivo/ACVM |

Dados do Inema
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para este sábado, há “tendência de redução no volume de chuvas ao longo do litoral, Regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Litoral Nordeste deverão ter variação de nebulosidade e pancadas localizadas de chuvas. O tempo deverá ficar firme na faixa sul e norte do estado, com chuvas periódicas apenas na faixa central do estado da Bahia”, ressalta nota do órgão.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas