Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Feira de Santana aparece em levantamento como a nona cidade mais violenta do planeta

A Bahia é o único estado brasileiro que tem três cidades no levantamento | FOTO: Reprodução |

O município de Feira de Santana, na Bahia, foi eleito como a nona cidade mais violenta do mundo, conforme um levantamento feito pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, ficando atrás apenas de sete cidades mexicanas e uma americana. Vitória da Conquista (20ª posição) e Salvador (28ª) também aparecem no ranking.

A instituição é uma das principais entidades mundiais relacionadas ao monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo. Na elaboração do ranking, o conselho levou em consideração as taxas de homicídios de cidades com o número superior a 300 mil habitantes.

De acordo com levantamento, Feira de Santana ocupava o 15º lugar na lista em 2017, com índice de 60,23 homicídios a cada 100 mil habitantes, atualmente essa taxa subiu para 67,46. Os dados utilizados pela ONG para detalhar essa taxa na Bahia foram os encontrados publicamente no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Segundo os dados do ranking, a taxa de homicídio em Salvador apurados em 2017 caiu na mesma comparação, anteriormente a capital baiana ocupava o 20° lugar, com índice de 54,71. Agora, em 28º, apresenta taxa de 46,80 – também por homicídios a cada 100 mil habitantes.

O conselho tem como critério principal da utilizar as informações a serviço de fontes oficiais, como secretarias de segurança, ou dados de fontes alternativas, como jornais e portais de notícia. O Brasil aparece no ranking com municípios de seis estados nordestinos, além do Acre, que fica na região Norte do país no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. Três cidades da Bahia aparecem no levantamento, sendo o único estado brasileiro que tem esse quantitativo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas