Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Poetas lançam cordel coletivo sobre diversidade cultural brasileira, fruto de oficina gratuita

Nerivan 'Escada' é poeta de Piritiba, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

O grupo ‘Experimentalismo Brabo’ lançará virtualmente nesta terça-feira (27), às 20h, um cordel coletivo intitulado ‘As expressões culturais dessa gente brasileira’. A publicação é o produto final de uma oficina gratuita de cordel, que foi oferecida com o apoio da Lei Aldir Blanc. A capa foi elaborada pelo artista Nonato Araújo e o texto de assessoria enviado ao Jornal da Chapada é aberto com versos do poeta Nerivan ‘Escada’, da cidade de Piritiba, na Chapada Diamantina.

Samba de roda e batuque
Carnaval e cantoria
Carimbó, e romaria
O andor da procissão
Um sotaque de expressão
Gente boa e altaneira
Jaleco, gibão e perneira
Esses festejos plurais
São expressões culturais
Dessa gente brasileira… (Nerivan ‘Escada’)

São, ao todo, nove poetas de vários estados do Brasil, abordando sobre a cultura de seus respectivos territórios e a coletânea conta ainda com a poeta Sophia Sá Baretto, que mora em Lisboa, Portugal. As histórias mostram desde o famoso trem que liga os municípios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, até as peculiaridades do Sítio Belmonte, no Crato, no estado do Ceará.

O poeta Leo Salo, o mediador da oficina, conta que a publicação representa boa parte da diversidade cultural brasileira. “Fico muito feliz de poder divulgar o cordel, um gênero literário brasileiro e de por meio dele, falar sobre algumas das inúmeras manifestações culturais da nossa gente. A oficina foi um sucesso, com participantes de vários estados. São poetas fantásticos, com muitos versos a fazer daqui pra frente!”, ressaltou, por meio de nota de assessoria, acrescentando que o folheto será distribuído gratuitamente nas ações do coletivo, em favela.

Há vagões e muita vida
Um tremendo vai-e-vem
No balanço desse trem
Que pelo subúrbio passa
Lá também tem muita raça
Povo de luta, pedreira
De alegria faceira
Seus sonhos e ideais
São expressões culturais
Dessa gente brasileira (Karen Nunes – Mesquita/RJ)

‘Experimentalismo Brabo’
Criado em 2013, na região de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, o grupo realiza intervenções sobre afeto, solidariedade e cultura da paz com populações periféricas. O grupo é formado por Leo Salo, Catia Nascimento, Karen Guimarães, Rafa Reis e Anita Bartholo, no qual atua com promoção da leitura e já lançou uma série de cordéis falando sobre atores culturais importantes de favela no Rio de Janeiro.

Jornal da Chapada

Numa troca de saberes
Cá passava todo ano
Caravana de cigano
Traziam arte do cobre
Metal bonito, bem nobre
Mulher advinhadeira
E toda dança faceira
Memória dos ancestrais
São expressões culturais
Dessa gente brasileira. (Bel Castro – Fortaleza/CE)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas