Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto valoriza riquezas naturais da região com linhas de produtos ilustrados com espécies de aves

Os conteúdos científicos das peças trazem uma breve descrição das espécies | FOTO: Montagem do JC |

O projeto ‘Aves da Chapada Diamantina – Arte e Preservação’, iniciativa da ilustradora Thais de Albuquerque e da ornitóloga Cristine Prates, busca valorizar a biodiversidade da região e todas essas riquezas naturais. Juntas, as moradoras de Lençóis criaram uma linha de produtos que apresentam espécies de aves endêmicas e comuns da região, representadas por meio da arte.

A ilustração de cada ave vem acompanhada de uma de planta associada à sua ecologia. As pinturas em aquarela, assinadas pela ilustradora, foram feitas a partir de registros fotográficos da ornitóloga, em locais como Morro do Pai Inácio, trilha de Águas Claras e nos municípios de Palmeiras, Mucugê e na vila de Guiné. Os conteúdos científicos das peças trazem uma breve descrição das espécies, seus nomes científicos e curiosidades.

Espécies
A série de produtos, lançada no dia do observador de aves, em 28 de abril deste ano, traz o beija-flor-de-gravata-vermelha (Augastes lumachella), o gervão (Stachytarpheta crassifolia), o corrupião (Icterus jamacaii), o mandacaru (Cereus jamacaru), o beija flor chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) e crista-de-galo (Spigelia pulchella).   

“O beija-flor-de-gravata-vermelha é considerado um símbolo da preservação na Chapada Diamantina, por isso fizemos questão de trazê-lo à primeira parte do projeto, que tem possibilidade de continuar e trazer outras espécies da nossa fauna e flora, que é tão biodiversa”, diz Cristine, por meio de nota de assessoria.

Produtos
Os produtos disponíveis são: gravuras tamanho A4 (21 x 29,7 cm), cartões postais, adesivos e canecas de porcelana. “A variedade e a quantidade de produtos é bem limitada, pois nosso projeto é 100% independente, portanto quem tiver interesse, deve antecipar suas encomendas garantir seu exemplar em nossas páginas do Instagram: @thais.de.albuquerque e @birding_chapadadiamantina” ressalta Thais, em nota de assessoria.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas