Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Festival de Lençóis conta com mais de doze mil visualizações em abertura; confira atrações do segundo dia

Margareth Menezes e Jau são as atrações do segundo e último dia de festival | FOTO: Montagem do G1 |

Com quase três horas de duração, a abertura do Festival de Lençóis, na última quinta-feira (29), contou com mais de doze mil visualizações, até o momento desta publicação, de pessoas que curtiram os shows dos artistas Jorge Vercillo, Adelmo Casé e Samantha Tosto. Nem mesmo o formato virtual, em razão da pandemia de covid-19, foi capaz de diminuir a emoção e alegria do público que estava implorando por mais uma edição do evento.

O festival iniciou com o poema ‘Vigília’, de José Delmo, sendo transmitido na plataforma do YouTube, no canal da produtora pela ‘Pau Viola’ Entretenimento. Na ocasião, o público conseguiu acompanhar depoimentos de outros artistas, relembrar momentos especiais, contemplar imagens da região da Chapada Diamantina e conhecer o Projeto do Geoparque Serra do Sincorá, título da Unesco, importante para a região.

“Tô muito emocionado de estar aqui, voltando a cantar, a poder exercer a minha profissão -mais do que profissão, destino. E justamente, cantar em prol da natureza”, ressaltou o cantor Jorge Vercillo. O artista, durante a ‘live’, comentou sobre o seu amor e relação com a natureza, bem como pontuou que todos estavam seguindo as recomendações sanitárias, para a realização do evento.

“Acredito que falte pouco para esse momento tão ruim [passar], para a gente poder sair e atravessar esse deserto”, comentou. Ao final da sua apresentação, ele agradeceu ao público e reiterou o prazer de estar cantando no Festival.

A cantora Samantha Tosto também não poupou elogios ao evento. “Tô muito feliz, por tá aqui, participando desse Festival tão lindo. (..) Tô aqui querendo passar todo amor do mundo em forma de música, todo o amor que a gente recebe da Chapada Diamantina, nós artistas estamos aqui para devolver em forma de canção”, pontuou, emocionada.

“A magia que Lençóis tem já na chegada, a Chapada Diamantina como um todo, é muito mágico. Não é só um festival de música, é uma experiência de vida”, disse o artista Adelmo Casé, que afirma se sentir contagiado com a presença e energia do público. Durante o seu show, ele também comentou sobre a culinária e consciência ecológica da região chapadeira.

Chegando a duas décadas sendo tradicionalmente realizado com grandes shows presenciais, o formato remoto possibilitou que outras pessoas, que nunca obtiveram acesso ao Festival, pudessem contemplar o evento.

A saudade estava tão grande, após a suspensão do evento por conta da pandemia em 2020, que pessoas de cada canto do país reservaram um tempo para curtir o Festival. Pouco antes do evento iniciar, uma internauta comentou: “Estou aguardando, essa é a minha primeira vez que terei o prazer e a alegria de assistir o Festival de Lençóis!”, disse, empolgada e ansiosa.

O evento tem com o apoio financeiro do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc | FOTO: Montagem do JC |

Enquanto que outros relembraram quando era permitida toda a aglomeração, que levava ainda mais energia para o Festival. “Bons momentos vivi aí nesse festival de 1999… momentos marcantes”, comentou um internauta.

Para quem perdeu, ou para quem clama por mais algumas horas do festival, o evento acontece também nesta sexta-feira (30) com a participação de outras atrações importantes do cenário musical brasileiro, às 19h.

As apresentações ficarão sob responsabilidade dos cantores baianos Margareth Menezes e Jau, além de artistas locais como as bandas Zion e Griô, Grupo Cordas e Copos e os folclóricos Marujada e Zambumba, que participarão, através de vídeo.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O Festival de Lençóis é uma realização da Paula Viola Produções Artísticas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas