Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra 20 novos casos de covid-19 em 24h e taxa de UTI permanece no limite com 90%

Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou 20 novos casos de covid-19 nas últimas 24h e a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) permanece no limete com 90%, de acordo com dados do boletim epidemiológico divulgados nesta sexta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Após uma semana marcada por óbitos, a cidade chapadeira não registrou nova morte em decorrência do vírus. Logo, permanece em 87 o número de vítimas fatais pela doença. Desde o início da pandemia, foram 5.061 casos confirmados de covid-19.

Desses, são 215 casos ativos, 4.759 curados, além de 111 casos enquadrados como suspeitos e 326 casos sendo monitorados por equipes de saúde. Os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos continuam sendo ‘São João’ (26) e ‘Centro’ (23). Já na zona rural, ‘Alto Vermelho’ aparece com cinco casos ativos.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em 90%, ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. Assim como a taxa de ocupação dos leitos clínicos permanece em 30%, com 14 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
Após a Bahia receber mais 336.300 doses de vacinas contra covid-19, o município de Itaberaba anunciou que recebeu mais 1.330 doses da Oxford/AstraZeneca. Segundo a Secretaria do município, essa nova remessa será destinada para dar continuidade à aplicação da primeira dose, seguindo o Plano Municipal de Vacinação.

“Vamos seguir trabalhando com muito empenho para que a nossa população seja vacinada com agilidade e para que a gente vença a guerra contra a pandemia!”, ressalta a prefeitura. Com isso, nesta sexta-feira (30) foi realizada a vacinação da primeira dose da vacina para as pessoas com 60 anos ou mais e para profissionais de segurança pública com idade acima de 40 anos.

A vacinação da segunda dose permanece para o público que estiver dentro do prazo para a aplicação do imunizante. Os pontos de vacinação funcionam das 8h às 17h, na área externa e no drive-trhu, instalados no Ginásio de Esportes. Para a vacinação, é necessário apresentar documentação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina, com a primeira dose.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas