Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Prorrogadas até 19 de maio as inscrições para 44 cursos de qualificação profissional no estado

São 200 mil vagas distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos, em um total de 3.567 turmas | FOTO: Divulgação |

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou, até o dia 19 de maio, as inscrições para 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), do Programa Educar para Trabalhar. Os cursos são voltados para estudantes e egressos da rede estadual de ensino e objetivam preparar os jovens e adultos, promovendo a inserção e a reinserção no mundo do trabalho. As inscrições podem ser feitas no endereço https://bityli.com/MgdKr.

As aulas serão iniciadas no dia 31 de maio. Para disseminar ainda mais informações sobre os cursos, a SEC está promovendo encontros virtuais com gestores escolares de todos os 27 Territórios de Identidade. A estudante Rubia Emannuelly de Cerqueira, que está no último semestre do curso técnico em Administração, no Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, em Conceição do Coité, já garantiu a sua inscrição para o curso de Assistente de Recursos Humanos e está mobilizando os colegas.

“Escolhi fazer esse curso por dois motivos: por agregar no currículo, tanto para concursos ou empregos e, também, por ser de graça. Além do aprendizado, acredito que esses cursos oferecidos pelo governo são grandes oportunidades para todos de classe baixa ingressarem no mundo do trabalho. Confio tanto nesses cursos, que incentivei os meus colegas a se inscreverem também”, afirmou.

O estudante de Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD) ou de atividades remotas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

São 200 mil vagas distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos, em um total de 3.567 turmas. Dentre os cursos ofertados destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Programador Web; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Agente de Informações Turísticas; Assistente Administrativo; Desenhista da Construção Civil; Operador de Processos Químicos Industriais, Agricultor Agroflorestal; Confeiteiro; Padeiro; e outros. A relação completa dos cursos pode ser conferida no endereço https://bityli.com/j7OjQ.

Requisitos
Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à SEC; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019; e possuir documentação pessoal.

Seleção
O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio. As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas