Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Documentário ‘Herança do Pati’ revela raízes da comunidade incrustada no coração da Chapada Diamantina

A história local é contada pelo olhar dos próprios residentes | FOTO: Divulgação |

O documentário intitulado de ‘Herança do Pati’, divulgado no Facebook, conta a história local e revela as raízes da comunidade tradicional situada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A história é contada e, inclusive, produzida pelo olhar dos próprios residentes, que passam a sua visão sobre a região e os encantos dela.

No filme, é possível identificar os moradores que vivem no local e detalhes das suas vidas e da relação com a natureza e com o Vale. Seu Wilson, por exemplo, proprietário de uma das residências que atende a turistas, diz que muita coisa mudou desde a chegada do turismo.

“No tempo a gente plantava muita coisa. Plantava milho, feijão, fazia derrubada e plantava muita mandioca naquele tempo e hoje mudou muito. Mas também, está melhor que o outro tempo”, sintetiza Seu Wilson.

Segundo nota de assessoria, “a importância deste projeto se justifica na necessidade cada vez maior de fortalecimento da comunidade do Vale do Pati quanto à sua identidade, reconhecimento e valorização do patizeiro, da sua história e das suas raízes”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas