Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Incêndio florestal de grande proporção consome área entre a Pedra Redonda e o Gerais do Palmital em Mucugê; veja vídeos e fotos

Os brigadistas já estão em combate e devem se revezar até que as chamas sejam controladas | FOTO: Montagem do JC |

A madrugada de sábado (8) para domingo (9) prevê muito trabalho para os brigadistas voluntários que atuam na região da Chapada Diamantina. Isso porque na tarde de hoje foi identificado um grande incêndio florestal que consome área entre a Pedra Redonda e o Gerais do Palmito, no município de Mucugê, dentro do Parque Nacional (Parna).

De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, o fogo ganhou força e se propagou por causa do local, que é um vale e a velocidade do vento potencializa ainda mais as chamas. A brigadista Giovana Ribeiro Rabello, da Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), que atua na logística dos esquadrões, confirma que “a grande suspeita é de fogo criminoso para abrir pasto”.

“O fogo começou no meio da tarde [deste sábado] na área entre a Pedra Redonda e o Gerais do Palmito, já se propagou bastante devido ser um vale onde a velocidade do vento potencializa ainda mais o fogo, além dos tipos de combustíveis na área que são rápidos e leves, os mais velozes em propagação, a topografia é de montanhas e a distância para uma base de suporte também dificultam o controle do fogo”, salienta Giovana, em entrevista ao Jornal da Chapada.

Os brigadistas estão com problemas para enfrentar as chamas durante o combate noturno. É que eles não têm lanternas, dificultando ainda mais a luta para controlar o fogo. “Além disso, estamos atuando sem rádios de comunicação e EPI’s [equipamentos de proteção individual]. Temos o primeiro esquadrão com sete brigadadistas chegando em uma das linhas de fogo, que se formou e mais quatro brigadadistas acabaram de entrar para encontrar com o primeiro esquadrão”, informa Giovana.

Ainda de acordo com a brigadista da Cifa, um esquadrão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está se mobilizando, assim como um outro esquadrão da Cifa para entrar na manhã deste domingo (9) no combate. “Isso se a gente, pela manhã, tivermos transporte e alimentação. Precisamos mais uma vez da disponibilidade dos municípios para agilizar toda a logística necessária. Sou brigadadista também e devo entrar amanhã junto com a Cifa”, completa.

Os brigadadistas que entraram no combate na noite deste sábado (8) são da brigada voluntária Marchas e Combates e está chegando um esquadrão do ICMBio que saiu de Palmeiras em direção a Mucugê.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens do grande incêndio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas