Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fogo que atingia área do Parque Nacional em Mucugê é controlado após 10h de combate

A fumaça já não é avistada, mas o monitoramento continua | FOTO: Divulgação |

O grande incêndio florestal que atingia a região entre a Pedra Redonda e o Gerais do Palmito, no município de Mucugê, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), foi controlado após 10h de combate dos brigadistas voluntários da ‘Marchas e Combates’. A informação foi confirmada na manhã deste domingo (9) por Giovana Ribeiro Rabello, da Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), que atua na logística dos esquadrões.

“O fogo foi controlado e estamos em monitoramento. Só pode ser considerado extinto após 72h sem reignição”, informa Ribeiro, em contato com o Jornal da Chapada. A suspeita é de que o fogo começou de forma criminosa, para abrir pasto. Conforme apuração, o combate às chamas em Mucugê começou 19h do sábado e foi concluído 5h da manhã deste domingo, na área próxima da Lapa do Cabloco.

“A cabeça que estava indo sentindo Igatu [distrito de Andaraí] foi controlada no início da manhã de hoje e o esquadrão do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] continua na Serra fazendo o monitoramento. Precisou de duas equipes no local, com 12 brigadistas da Marchas e Combates e mais quatro do ICMBio”, completa Giovana.

Sobre a dificuldade no combate por falta de equipamentos como lanternas, a brigadista voluntária da Cifa relatou que “é sempre muito complicado, principalmente em uma das topografias mais complicadas da região com muita pirambeira”. A programação é manter o monitoramento, “pois o fogo só pode ser considerado extinto após 72h sem reignição”. Giovana completa que o dia está esquentando bastante e o risco ainda é grande de reignição. A Cifa e a Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) estão em stand by até 16h deste domingo para qualquer necessidade.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Incêndio florestal de grande proporção consome área entre a Pedra Redonda e o Gerais do Palmital em Mucugê; veja vídeos e fotos

Vídeos do incêndio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas