Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Internados e separados pela covid-19, pai, mãe e filho recém-nascido se reencontram em chamada de vídeo

O encontro da família ocorreu na última semana | FOTO: Divulgação |

Internados em 2 de maio nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, após o agravamento da infecção da Covid-19, o casal Karine Melo de Santana Silva, de 29 anos, e Rodrigo Souza dos Santos, de 32 anos, foi surpreendido com uma videochamada na última quinta-feira (6), da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes (HMN), onde se encontrava internado o seu filho recém-nascido, Emanoel. Pai, mãe e filho até então separados pela Covid-19, se reencontraram pela primeira vez.

De um lado da linha, a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos, e Thatyanna Rodrigues (psicóloga da unidade). Elas apresentaram o pequeno Emanoel, primeiro filho do casal Rodrigo e Karine, que estão se recuperando em leitos do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF).

A separação do casal ocorreu porque Rodrigo Souza apresentou o quadro mais grave da doença e precisou ser internado em um leito de UTI Covid do HCMF. Já Karine Melo teve de antecipar o parto depois de diagnosticada com a Covid-19 e apresentar dificuldades respiratórias. Com 37 semanas e um dia de gestação, ela foi submetida a uma cesariana em 3 de maio e, em seguida, transferida para um leito clínico no hospital onde marido está internado.

O encontro
O encontro da família ocorreu na quinta-feira após Rodrigo receber alta da UTI e ser transferido para um leito clínico no mesmo pavilhão onde Karina se recupera. Os profissionais dos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes decidiram fazer uma surpresa para a família ao apresentar o bebê aos pais. Foram pouco mais de sete minutos de videochamada conectando o filho na UTI do HMN e os pais no HCMF. Ao ouvir as vozes dos pais, o bebê começou a se movimentar na incubadora.

No outro lado da linha, os pais celebravam a conquista em dose dupla: a evolução do quadro de saúde dos três e o primeiro encontro da família. Com vozes embargadas, pai e mãe ouviram atentamente as informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e ficaram ainda mais felizes no momento em que souberam que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.

Pesando 2,980 kg, Emanoel teve de ser reanimado no centro cirúrgico e colocado no oxigênio logo após o nascimento porque apresentou desconforto respiratório. “Ele vem apresentando uma recuperação muito rápida. O nosso maior presente é cuidar dele para vocês. Que vocês tenham uma noite mais leve depois dessas lindas imagens”, disse a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Lucinaide Lemos.

Karine, que teve 50% do pulmão comprometido por causa do novo coronavírus e está se recuperando bem, mandou recado de apoio para as mães que estão passando por situação parecida. “Fui diagnosticada com a Covid-19 e queria dizer a vocês, mães, que sigam firme no senhor, que tudo isso vai passar. Agradeço a toda a equipe de saúde, que fizeram toda a diferença nesse momento. Que Deus abençoe cada um de vocês”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas