Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba identifica mais 17 novos casos de covid-19 e taxa de UTI permanece estagnada em 90%

Não foi registrado nenhum novo óbito, permanecendo em 120 o número de vítimas fatais | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou 17 novos casos de covid-19 em 24h, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde. Após chegar à marca de 93 vítimas fatais pela doença, a cidade não contabilizou novos óbitos pelo vírus.

Desde o início da pandemia, o município chapadeiro contabilizou 5.217 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. Sendo que destes, são 234 casos ativos no momento, 4.890 curados, assim como são 134 casos enquadrados como suspeitos e 368 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Barro Vermelho’ (26) e ‘Urbis’ (19). Com 10 bairros da zona rural com residentes infectados pelo vírus, ‘Guaribas’ continua sendo o com mais casos ativos (quatro).

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua estagnada em 90%. Ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. Bem como a mesma situação acontece com a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que também permanece em 25%, com 15 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
A faixa etária do público da terceira fase de vacinação contra a Covid-19 no município foi ampliada. Nesta segunda-feira (10), a vacina foi direcionada para idosos com 60 anos ou mais, profissionais da educação das redes municipal, estadual e federal, com 40 anos ou mais, bem como profissionais da segurança pública (PRF, PM, BM, PC, SMTT, GCMI) com 40 anos ou mais, além dos profissionais da limpeza pública com 40 anos ou mais.

A vacinação para este público acontece das 8h às 17h, na área interna e drive-trhu do Ginásio de Esportes. Para a vacinação, é obrigatório a apresentação de documento com foto, cartão SUS ou CPF. A vacinação também ocorre para pessoas com comorbidades acima de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades e pacientes em tratamento de hemodiálise acima de 18 anos. No entanto, para este público a imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Zona Rural, das 8h às 17h.

Todas as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico válido por um ano, ficando isento apenas os pacientes que já são acompanhados pelas equipes das unidades de saúde. Além disso, cada paciente deverá ser vacinado na sua unidade de saúde, de acordo com o cronograma definido pela Secretaria de Saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas