Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Em comemoração ao aniversário de 174 anos, Mucugê terá Festival Cultura Viva entre 15 e 17 de maio

Mucugê celebra 174 anos de emancipação com arte e cultura | FOTO: Montagem do JC |

Em comemoração ao aniversário de 174 anos do município chapadeiro, celebrado 17 de maio, o Festival Cultura Viva Mucugê promete trazer artistas locais para compartilhar os seus talentos para o público nos dias 15, 16 e 17. Por conta da pandemia de covid-19, o festejo será realizado por ‘lives’ nos canais oficiais da prefeitura. No dia 15, será iniciado às 18h, enquanto que nos demais dias às 19h.

As ‘lives’ serão interativas, contando a todo o momento com a participação do público, via canal do YouTube. No intervalo de cada apresentação, os apresentadores farão homenagens aos 174 anos do município com exibição de vídeos feitos com figuras ilustres da região, apresentação de dança e do trança fitas, manifestação cultural importante nos festejos juninos. Haverá ainda pintura de quadro ao vivo que, posteriormente, será sorteado para os telespectadores, bem como serão sorteados prêmios provenientes da doação do comércio local.

“Por se tratar de uma festa que têm o objetivo principal valorizar a cultura local, não abrimos a grade de programação para pessoas de outros municípios, até porque, estamos em uma pandemia e todas as medidas de segurança são necessárias para garantir a proteção de todos”, diz a secretária de cultura e turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.

Participam do evento André Oliveira, Enya Luchesi, Gesiane Oliveira, Marina Mattos, Rísia Freitas e os músicos e artistas do ‘Sarau Diamantina’, um coletivo cultural que há alguns anos vem crescendo e se tornando referência na cultura local, composto por músicos, poetas e contadores de histórias.

Haverá ainda a missa solene em comemoração à emancipação política de Mucugê, que acontecerá no dia 17, às 9h da manhã, na Igreja Matriz de Santa Isabel | FOTO: Divulgação/PMM |

Além da música, terá a presença de artistas plásticos, como Rafael Carvalho (produtor de móveis e peças em madeira), Maurilio Vasconcelos (pintor), Cleusa (produtora de bonecos de pano), artes cênicas com o teatro de Lucas Mattos e Livyan Bicalho, a contação de histórias de Carla Uhlmann e a dança representada por Ana Moraes e o grupo de capoeira ‘Corda Bamba’.

Haverá ainda a missa solene em comemoração à emancipação política de Mucugê, que acontecerá no dia 17, às 9h da manhã, na Igreja Matriz de Santa Isabel. “O povo de Mucugê é um povo alegre e festeiro e, por conta disso, esta comemoração não poderia passar em branco. Este evento foi idealizado com muito carinho, na intenção de transformá-lo num evento anual, fixo no Calendário de Eventos do Município. O projeto Festival Cultura Viva de Mucugê consiste em apoiar os artistas locais contemplados pelos editais municipais de promoção da lei Aldir Blanc na execução de seus projetos, de maneira coletiva”, afirma a secretária.

“Mostrar a riqueza cultural de nosso município é algo que nos alegra muito, pois, muitos moradores não têm propriedade de quanta coisa boa no meio cultural temos para mostrar. Precisamos fortalecer a nossa cultura e fazer com que os munícipes sintam cada vez mais orgulhos dos seus artistas e da sua história”, completa Fabiana.

Confira a programação do evento:
1º Dia – 15/05/2021
18h. Hino de Mucugê – Priscila França
18:10 h Abertura Oficial do evento com a participação da Prefeita Municipal, Vice Prefeito,Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
19 h. Apresentação da cantora mirim Marina Mattos
Extra (Tia Val 1)
Extra 2 (vídeo boneca)
20h Apresentação Teatral com Lyvian Bicalho
20:20 Apresentação do Sarau Diamantina
21:30 h Encerramento da noite com Show musical de Enya Luchesi

2º Dia – 16.05.2021 (domingo)
19h. Apresentação Alimentação Saudável (vídeo)
19:30h Filarmônica (?)
Extra (Tia Val 2)
20h. Apresentação Musical com Lucas Mattos
20h. Pintura de quadro ao vivo
21h. Apresentação do Sarau Diamantina
22h. Show musical com André Oliveira

3º Dia – 17.05.2021
19h. Lançamento do sítio eletrônico do Patrimônio Cultural de Mucugê
19:30h Show musical com André Oliveira
Extra (tia Val 3)
20h. Apresentação de dança com Ana Moraes (vídeo)
20:10h Apresentação de Joabb
20:20h Exposição de Artesanato (vídeo)
20:30h Apresentação musical com o Sarau Diamantina (palco dos apresentadores)
21:30h. Show de encerramento Gesiane e Banda.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas