Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra 26 novos casos de covid-19 e taxa de UTI continua estagnada em 90%

Itaberaba tem 128 pessoas com o vírus ativo no organismo | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou 26 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (12) pela Secretaria Municipal de Saúde. Não foram registrados novos óbitos, permanecendo em 94 o número de vítimas fatais pela doença.

Desde o início da pandemia, o município registrou 5.283 casos confirmados de covid-19. Sendo que destes, 239 são casos ativos, 4.950 estão curados, além de 147 enquadrados como suspeitos e 386 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Urbis’ (20) e ‘Centro’ (19). Além disso, são 10 comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Guaribas’ e ‘Região de Testa Branca’ as com mais casos ativos, ambas com dois.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua estagnada em 90%. Ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. A mesma situação acontece com a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que também permanece em 25%, com 15 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
A vacinação da 2ª dose da Coronavac no município está sendo realizada de forma escalonada, de acordo com a faixa etária do público, em razão do envio de doses em menor quantidade que a necessária, de acordo com a SMS.

Nessa quarta (12) a aplicação da 2ª dose da Coronavac, no drive-thru, foi exclusivamente para idosos, acima de 65 anos, e profissionais de saúde. A aplicação da 1ª dose do imunizante segue normalmente, de acordo com os públicos divulgados para esta etapa.

A SMS também informou que por conta da recomendação da Anvisa, a vacinação de gestantes com o imunizante Oxford/AstraZeneca está temporariamente suspensa na cidade chapadeira. Logo, continua a vacinação para puérperas, até que sejam recebidas novas orientações do Ministério da Saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas